segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Maputo poderá acolher “africano” de basquetebol sub-16


Federação Moçambicana de Basquetebol submeteu à Fiba-África a candidatura. Depois de, em 2006, ter organizado com sucesso o campeonato africano de basquetebol feminino sub-20, a Federação Moçambicana de Basquetebol submeteu à Fiba-África a candidatura do nosso país à organização do “africano” de masculinos sub-16.

A decisão do país que ira organizar a prova terá lugar próximo fim-de-semana, durante uma reunião da FIBA Africa.

Para organização desta prova, que em principio terá lugar nos meses de Junho e Julho, a FMB conta com o forte apoio do presidente da zona VI, Aníbal Manave, que fez “lobies” junto ao organismo que tutela a modalidade no continente.

Por outro lado, o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Ilídio Caifaz, diz ter mantido contactos com Alan Ekra, actual secretário-geral da FIBA-África aquando do “africano’’ de masculinos sub-18 que decorreu ano passado no Egipto.

“Ano passado, quando acompanhei à selecção nacional, falei com Alan Ekra que, de resto, mostrou-se bastante sensibilizado com o projecto e argumentos apresentados. Acredito que estamos em condições de organizar esta competição”, disse.

Caifaz. Caifaz disse ainda que, pela capacidade organizativa demonstrada nas últimas provas que tiveram lugar no país, “ estamos em condições de ganhar a organização da primeira edição do Campeonato Africano de Basquetebol masculino sub-16”, referiu.

Questionado sobre os valores envolvidos na organização do certame, Caifaz disse ser prematuro falar de números, mas avançou que a mesma poderá decorrer nos pavilhões do Desportivo de Maputo, Maxaquene ou Estrela Vermelha.
Escrito por Aristides Cavele

Nenhum comentário: