segunda-feira, 2 de março de 2009

Aeroportos expandem

Os Aeroportos de Moçambique vão construir a partir deste ano uma nova “aerogare” na vila de Vilanculo província de Inhambane. A mesma cuja as Obras ainda não iniciaram, espera-se que esteja concluída até 2010 e terá uma capacidade de 200 mil passageiros ano contra os actuais 75 mil.

As entidades aeroportuárias de Vilanculo garantem que mais de 95% dos turistas que escalam as instâncias turísticas daquela vila e do arquipélago de Bazaruto chegam por via aérea. Sendo assim há uma necessidade de se construir uma nova “aerogare”, que vai superar os actuais 75 mil passageiros por ano. As obras poderão iniciar ainda este ano e a previsão é que terminem antes da realização do mundial de futebol na África do Sul.

Em média, o aeródromo de Vilanculo recebe por dia 27 aeronaves. De Julho a Outubro regista o período de pico, onde escalam diariamente este local 30 a 32 aeronaves. A Páscoa, a festa do natal e do fim de ano são outros períodos de pico.

Até aqui o aeródromo de Vilanculo recebe diariamente 202 passageiros, enquanto que com a construção da nova “aerogare” o número vai aumentar para 240. Refira-se de 2007 a 2008 o número de passageiros aumentou em 32% e das aeronaves em 39%.

Nenhum comentário: