segunda-feira, 2 de março de 2009

Mais delegações do INSS poderão fornecer caixões

AS delegações provinciais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) poderão, dependendo dos familiares dos visados e da realidade cultural de cada região, adoptar o sistema de fornecimento de caixões para os funerais dos seus pensionistas e beneficiários em caso de morte, por forma a minimizar o tempo gasto nos procedimentos administrativos visando a realização de cerimónias fúnebres.

A ideia foi reactivada sexta-feira última em Maputo, durante um encontro entre a Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, e os delegados provinciais do INSS, que se encontravam na capital numa acção de capacitação.
A medida enquadra-se nas medidas de impacto imediato do INSS, adoptadas em 2005, na perspectiva de simplificar os procedimentos de assistência aos pensionistas e beneficiários. A província e cidade de Maputo já estão a implementar a iniciativa, tendo para o efeito rubricado acordos com agências funerárias.
O subsídio de funeral está fixado em três mil meticais e é igual para todos os pensionistas ou beneficiários, sendo o seu pagamento efectuado imediatamente após a confirmação da morte.

Nenhum comentário: