segunda-feira, 2 de março de 2009

Produção de cereais cresceu em Manica


A PRODUÇÃO de cereais em Manica supera em cerca de 481.067 toneladas as necessidades de consumo anual da população daquela província, estimada em 1.418.927 habitantes, de acordo com dados do mais recente censo populacional.
O governador provincial, Maurício Vieira, disse à AIM que, para além de cereais, outras culturas alimentares, sobretudo leguminosas e tubérculos, também registaram um crescimento bastante significativo, sendo que em muitos locais a produção se faz ao longo de todo o ano, devido ao apoio prestado aos produtores pelos extensionistas.

Apesar do incremento na produção de cereais e de outras culturas, Manica tem vindo a registar nos últimos tempos bolsas de fome, por a província ter áreas ecológicas completamente diferentes, dado que, particularmente nas regiões sul e norte, existem terras que não permitem uma boa produção agrícola.
Os distritos de Macossa, Tambara e Mossurize têm sido os mais problemáticos, embora nos últimos anos não registem óbitos resultantes da falta de alimentos, mercê da intervenção das autoridades governamentais na assistência às populações afectadas pela fome.

Vieira defende que o país, apesar de ter adoptado a economia de mercado, deve encontrar uma forma que permita a colocação de produtos nos distritos com défice alimentar, porque, de contrário, vão continuar a registar-se bolsas de fome em determinadas regiões e excessos de alimentos noutras.

A província de Manica, no contexto da Revolução Verde, uma estratégia do Governo de destinada a imprimir uma maior dinâmica à produção alimentar no país, recebeu quantidades significativas de semente melhorada e tractores, entre outros factores agrícolas para distribuição pelos produtores.

Nenhum comentário: