segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dominguez bicampeão sul-africano


Super Sport United revalidou o título de campeão sul-africano de futebol .
O Super Sport United, equipa onde alinha o moçambicano Elias Gaspar Pelembe, revalidou o título de campeão sul-africano de futebol, na sequência do empate a zero bola registado sábado diante do Santos, em partida realizada no Stellenbosch Coetzerburg Stadium.

Com este empate, os “Matsatsantsa” terminaram a prova com 55 pontos, os mesmos que o Orlando Pirates que foi e venceu Amazulo, em pleno estádio Ellis Park, por 3-1, vitória que não levou a equipa à liderança da classificação.

A equipa de Dominguez beneficiou da vantagem que tem em relação ao número de golos, pois marcou 45 e sofreu 22 (23 tentos de diferença), enquanto que o Pirates marcou 37 e sofreu 20 (17 golos de diferença). O “puto maravilha”, como é conhecido entre nós, foi titular indicustível ao longo das 30 jornadas da prova e terminou a época com 8 golos.

Pela conquista do “bi”, Dominguez e seus pares, incluindo a equipa técnica, irão dividir entre si a quantia de 5 milhões de randes que a direcção do clube vai retirar do prémio de 10 milhões de randes oferecidos pela PSL ao vencedor do título.
O Kaizer Chiefs, outro colosso do futebol da “terra do rand”, terminou em terceiro com 50 pontos.

Em relação à actuação das equipas onde alinham os outros moçambicanos que evoluem na África do Sul, referir que o Mamelodi Sundowns de Dário Monteiro terminou a prova em nono lugar com 40 pontos, enquato que o Platinum Stars onde alinha Miro terminou em 13º com 35 pontos, tendo escapado da despromoção.

Jomo de Tico-Tico e Mano-Mane regressa a PSL
Entretanto, o Jomo Cosmo onde actuam os moçambicanos Tico-Tico e Mano-Mane ( este como treinador-adjunto) regressou a Premier Soccer League (PSL), a divisão principal do futebol sul-africano.

Para o efeito, o Cosmos derrotou o Carara Kicks por 2-1, em partida que teve lugar no Estádio Vaal Technikon, no domingo. As duas equipas tinham terminado empatadas a zero no jogo da primeira-mão do “play-off” da National Firts Division (NFD).

A partida de domingo último teve o destaque de contar com a presença de Tico-Tico que voltou a jogar após vários meses em que esteve abraços com uma arreliadora lesão, que obrigou-o a fazer trabalho específico para a sua recuperação, actividade essa que contou com o acompanhamento do professor Pedro Garrine.?

Alfredo Júnior

Nenhum comentário: