segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ministério de Agricultura aloca maquinaria agrícola



O MINISTÉRIO da Agricultura vai entregar este ano 150 tractores com igual número de alfaias agrícolas e respectivos atrelados aos agricultores dos sectores familiar, privado e cooperativo em vários distritos do país para a produção de comida no âmbito do programa revolução verde.
Nhaca, ministro da Agricultura, que deu esta informação aquando da sua visita de quatro dias a Tete, terminada no passado dia 6 de Abril, afirmou que os tractores e alfaias agrícolas serão alocados a agricultores previamente seleccionados como forma de incentivo pelo trabalho que actualmente estão a realizar na produção de comida.

«Este ano vamos colocar 150 tractores com respectivas alfaias para os agricultores, familiares, privados e associados. Uma parte desta maquinaria será concentrada em pequenos parques organizados para o efeito, como já temos no vale de Chókwè, onde os tractores estão concentrados para atender a maioria dos produtores de comida naquela zona, porque não temos capacidade para máquinas individuais, dado os seus custos na aquisição», disse Nhaca.

Relativamente aos tractores individuais, os beneficiários pagarão os custos ao Governo com uma percentagem de 5%25 de juros no fim de cada safra agrícola após a venda da sua produção.
Falando após a entrega de dois tractores com as alfaias agrícolas a igual número de agricultores privados no distrito de Tsangano, ao norte da província de Tete, na semana passada, Soares Nhaca apelou aos beneficiários para a necessidade de melhor usarem as máquinas e apoiarem a outros produtores necessitados para o tratamento das suas áreas de produção.

Na província de Tete foram entregues no dia 5 de Abril seis tractores com respectivas alfaias agrícolas a quatro agricultores privados e duas máquinas para a Associação Suzimira de Mulanguene, no distrito de Angónia, composta por 23 agricultores privados trabalhando numa área de cerca de 390 hectares.

«Nós temos que trabalhar no sentido de colocarmos todas as infra-estruturas possíveis para que esta zona do país possa exactamente produzir comida não só para Tsangano e Tete, mas tambem produzir com a dimensão de colocar a produção noutra zona do país menos produtora. Eu e a minha equipa saímos bem impressionados pelo trabalho que vimos nos campos de produção que visitámos aqui nos distritos de Tsangano e Angónia e é exactamente este esforço que o país precisa de incutir nos produtores», disse.

Nhaca afirmou que o Governo paulatinamente está a introduzir de campanha a campanha variedades de semente agrícola produzida no país para o melhoramento de rendimento de produção, como é a semente híbrida de tipo “Pan 67” produzida pela SEMOC, em Chókwè, que bem trabalhada rende no máximo 7 toneladas por hectar.

O ministro apontou que com este ritmo de trabalho o país nos próximos tempos não vai necessitar de importar cereais entre outros produtos agrícolas para o abastecimento do mercado nacional em bens alimentares e até vai arrancar com o programa de exportação de cereais a outros países necessitados.

Bernardo Carlos Notícias

Nenhum comentário: