segunda-feira, 11 de maio de 2009

PRM apreende três toneladas de turmalina


Turmalina negraA Polícia moçambicana (PRM) ao nível da província central de Manica apreendeu, ano passado, 3,154 toneladas de turmalinas que estavam na posse de cidadãos estrangeiros cuja actividade principal é a compra e venda ilegal daquele mineral de alto valor económico.

Esta apreensão resulta da operação efectuada pela PRM após a explosão, nos finais de 2007, de turmalina de diversas cores no Posto Administrativo de Nhampassa, distrito de Báruè, numa mina que veio depois a ser pilhada por cidadãos nacionais e estrangeiros.

Aliás, estes indivíduos estrangeiros, na sua maioria provenientes da região do Corno de Africa, já haviam erguido as suas residências, um mercado informal e um templo religioso nas imediações da mina, segundo escreve o jornal “Diário de Moçambique”

Na altura, o Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) interditou a exploração da mina, uma medida que visava criar condições para a prática da actividade de forma racional e rentável.
Porém, os cidadãos estrangeiros, que provavelmente ainda possuíam turmalinas, começaram a vender estes minerais naquela cidade sem o consentimento das autoridades.
Além da apreensão das trumalinas, a Policia também deteve 336 pessoas de diversas nacionalidades indiciadas de estarem envolvidos nesse negócio, segundo o porta-voz do Comando da PRM em Manica, Pedro Jamusse.

Igualmente, a PRM apreendeu seis viaturas que se suspeita tenham sido utilizadas para o transporte do mineral desde o local da exploração para outros pontos da província.
Segundo Jamusse, 335 dos estrangeiros foram repatriados para os seus países de origem.

Fonte: AIM


Nenhum comentário: