segunda-feira, 18 de maio de 2009

Projectado Fundo Luso para iniciativas de negócios

O Governo português pretende criar um fundo para o financiamento acessível de iniciativas de negócios realizados em Moçambique e ligados a cooperação bilateral entre os dois países.

A iniciativa foi anunciada pelo Secretário do Estado Português para os Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho, falando esta semana durante um seminário sobre “Desenvolvimento Económico Sustentável dos Recursos Naturais: Parcerias Público-Privadas”. O evento estava inserido na iniciativa “Dias de Desenvolvimento”.

“Este plano será financiado por um fundo do IPAD (Instituto Português para o Apoio ao Desenvolvimento) que conta com uma base de nove milhões de dólares americanos”, disse Cravinho, acrescentando que este montante irá tornar possível potenciar um investimento de 80 a 90 milhões de dólares.

O fundo do IPAD deverá ser lançado em Junho próximo.
Durante o mesmo seminário, Cravinho apelou para que o futuro da cooperação do seu país focalizasse no problema da “internacionalização dos negócios” em áreas de energias renováveis, respeitando os padrões de ajuda pública para o desenvolvimento.

A cooperação entre Moçambique e Portugal em diversos domínios tem estado a registar alguns avanços. Recentemente, Portugal anunciou o perdão da divida de Moçambique e, numa outra ocasião, decidiu juntar-se ao grupo dos Parceiros Programáticos (parceiros que apoiam directamente o orçamento do Estado moçambicano).
Fonte:AIM

Nenhum comentário: