segunda-feira, 13 de julho de 2009

Moçambique volta a entrar no mercado internacional de citrinos


A empresa moçambicana de produção de citrinos, Cintrum, exportou 1.400 toneladas de laranja e toranja para o mercado europeu ao longo da presente campanha agrícola (2008-2009), como resultado de um investimento avaliado em 1.6 milhão de dólares no melhora­mento dos pomares da institui­ção.


A Citrum, um projecto que está a ser desenvolvido no distrito de Boane, província de Maputo, es­pera exportar aproximadamente 2.500 toneladas de citrinos na próxima campanha agrícola, na sequência de pequenos investi­mentos a nível dos pomares da empresa.

Para além do mercado exter­no, a empresa está a comerciali­zar pouco mais de 200 toneladas de laranja e toranja no mercado local, incluindo as indústrias de sumo nacionais.

Neste momento, refira-se, o empreendimento conta com cer­ca de 350 trabalhadores fixos, po­dendo contar com mais 800 pos­tos de emprego sazonalmente, na altura das colheitas.
Outros mercados

O mercado europeu é o princi­pal destino dos citrinos produzidos pela Citrum, entretanto, a pers­pectiva da instituição é assegurar o fornecimento tanto ao mercado nacional como o regional, com os olhos virados para Ásia.

“O mercado asiático mostra-se também aberto aos nossos produ­tos, mas ainda estamos a desenvol­ver contactos nos sentido de pas­sarmos a exportar para lá, revelou o PCA do Gabinete de Apoio a Pequenos Investimentos (GAPI), António Souto.

O GAPI, que é a instituição que “salvou” a Cintrum de uma iminente falência, surge em 2007 com uma estratégia de produção de citrinos e busca de parceria tec­nológica, o que permitiu àquela instituição retomar o projecto de produção e exportação de laranja e toranja.
Cintrum vale três milhões USD

De acordo com António Sou­to, antes da intervenção da GAPI na Cintrum, o empreen­dimento havia se desvalorizado para menos de 100 mil dólares, mas, com o nível de exportação e estabilidade dos pomares da instituição, vale neste momento três milhões de dólares ameri­canos.
Por outro lado, a Cintrum pre­tende investir, a médio prazo, na aquisição de equipamentos de nova geração que permitam a ampliação da área de produção, para além de melhorar a quali­dade dos citrinos produzidos e sustentabilidade da instituição, num investimento deverá ascen­der os 3.5 milhões de dólares.

Para além das plantações de laranja e toranja numa área de 720 hectares, a Cintrum possui plantações de banana, que pro­duzem cerca de 25 toneladas por semana
O Pais


Nenhum comentário: