segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ponte Maputo-Catembe


Município de Maputo aumenta 25% no orçamento para 2010

Membros da Assembleia Municipal reunidos na V Sessão

A construção da ponte Maputo-Catembe e a reabilitação das avenidas Milagre Mabote, Julius Nyerere e da Praça da Juventude estão nas prioridades do executivo de Simango em 2010.

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) propõe aumentar o seu orçamento em cerca de 25% para ano de 2010, para atender, sobretudo, à construção de infra-estruturas de grande vulto, cujo destaque é a ponte Maputo-Catembe, por sinal, uma das principais promessas eleitorais de David Simango no pleito de 19 de Novembro de 2008. De acordo com o edil de Maputo, o projecto ainda não está orçamentado, mas decorrem, neste momento, negociações entre as partes envolvidas no processo.

Com efeito, o CMCM reuniu-se em V Sessão Ordinária com a Assembleia Municipal, onde Rogério Nkomo, vereador das Finanças, apresentou a proposta do referido orçamento e o plano de actividades previsto para o ano de 2010.

Assim, comparando-se com o orçamento do ano em curso (1. 279,9 milhões de meticais), o do próximo ano vai crescer para 1.595,8 milhões de meticais, um aumento na ordem de 24,7, ou seja, cerca de aproximadamente um quarto do orçamento actual.

Deste valor, 24,5% provirão das transferências do Estado, 30,5% das receitas do próprio município e 45% (por sinal a maioria) do financiamento estrangeiro.

Para além da ponte Maputo-Catembe, está agendada a construção das rua Marcelino dos Santos (antiga Lacerda de Almeida), orçada em 137 milhões de meticais; avenida Milagre Mabote, orçada em 100 milhões de meticais; avenida Dom Alexandre, em 339 milhões; e do prolongamento da rua Dona Alice, que custará 80 milhões ao cofre municipal, e ainda 27 milhões para a construção da praça da Juventude.

Outras áreas de actuação

O CMCM vai também privilegiar as áreas de saneamento do meio, de mercados e feiras, entre outras. A títuulo de exemplo, na área dos mercados, o Mercado Central irá beneficiar da maior intervenção de 2010.
Na área do saneamento do meio, a maior intervenção vai incidir sobre o bairro Polana Caniço. Já os distritos municipais de Catembe e Inhaca serão contemplados com a construção de lixeiras melhoradas.

SÉRGIO BANZED

Nenhum comentário: