terça-feira, 1 de abril de 2008

Carta de condução possível numa semana - prometem autoridades do sector

O TEMPO de espera e emissão para a obtenção da nova carta de condução, válida em todos os países da região, poderá baixar dos actuais dois ou três meses para uma semana, com o melhoramento em curso do funcionamento do sistema informático e a remoção dos obstáculos que se traduzem no burocratismo que, associados, acabam emperrando com todo o processo, desde o pedido, passando pela produção, até emissão deste documento.

Desde o início do processo de conversão, a 1 de Novembro do ano passado, enchentes embaraçosas têm caracterizado as delegações de viação, com maior destaque para a da cidade de Maputo, transtornando a vida do cidadão que acaba perdendo horas a fio só pela simples necessidade de trocar um documento, como o é uma carta de condução.
Porém, este cenário poderá ficar para história, a avaliar pelas promessas e sinais de melhoria que estão a ser emitidos pelas autoridades do sector, que dizem estar em curso melhorias, a todos os níveis, para produzir e entregar este documento ao cidadão num período de pouco mais de uma semana.


Na procura das causas que têm dificultado o processo, verificou-se que um dos problemas tem a ver com a deficiência no funcionamento dos equipamentos no centro de produção na cidade de Maputo, tendo em consequência os primeiros documentos sido emitidos com algumas imprecisões, o que levou à sua destruição e produção de outros em substituição.


Na delegação da cidade de Maputo, por exemplo, cidadãos há que esperam pela nova carta há mais de três meses, o que, segundo as autoridades, ficou a dever-se às dificuldades no manuseamento do equipamento informático utilizado, quer nos centros de emissão, como na própria fábrica. Mas neste momento verifica-se uma grande melhoria que poderá diminuir este tempo.


O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, constatou ontem, durante a sua primeira visita efectuada ao Instituto Nacional de Viação (INAV), que importantes avanços estão a ser alcançados na organização da instituição e na solução dos problemas técnicos que estiveram por detrás das dificuldades experimentadas no início da produção do documento.


Mostrou-se optimista quanto ao alcance do objectivo traçado pelo INAV em relação à redução do tempo de espera com a celeridade que está a se imprimida em todos os sectores de produção.
Depois da fase inicial que compreendeu a entrada em funcionamento de quatro centros, nomeadamente nas delegações da cidade de Maputo, províncias de Maputo, Sofala e Nampula, foi aberta no mês passado a delegação de Chimoio, esperando-se atingir outros pontos do país nos próximos tempos.


A nova carta contém elementos de segurança como impressões digitais, fotografia do titular, classe de veículos a que está habilitado a conduzir, dados pessoais, para além de que está informatizada, onde todas as informações estão contidas num banco de dados que facilitará a identificação do titular através de registo electrónico num sistema “on line”.
A substituição da actual carta vai prolongar-se até 31 de Dezembro de 2010.

Maputo, Terça-Feira, 1 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: