quarta-feira, 30 de abril de 2008

Navio chinês já tem autorização para atracar em Luanda

Na imagem o Navio Chines com oito contentores de armas compradas pelo governo dz Zanu-PF


O governo angolano autorizou, esta sexta-feira, o navio chinês que transporta armas para o Zimbabwe a atracar no porto de Luanda para descarregar apenas parte da carga que era destinada a este país.
Segundo a agência de notícias estatal angolana, Angop citada pela RTP, o An Yue Jiang, navio da companhia China Ocean Shipping Company, que já tinha sido impedido de atracar na África do Sul e em Moçambique, viu agora permitido o acesso ao porto de Luanda.



O polémico navio, o An Yue Jiang, vai atracar em Luanda apesar de o Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos de Angola ter avançado na quarta-feira com uma providência cautelar junto do Tribunal Marítimo de Luanda para impedir que armamento chinês destinado ao Zimbabué seja descarregado em portos angolanos.
No entanto, segundo a nota do governo divulgada pela Angop, o governo garante que o armamento que o navio transporta com destino a Harare não vai ser descarregado.
A chegada ao porto de Luanda, cuja hora e dia não são avançados pela nota do governo, acontece depois de o porta-voz do governo de Pequim ter anunciado, na quinta-feira, que o navio estava de regresso à China.
A carga do navio inclui, para além de outro material para Angola, até aqui desconhecido, três milhões de munições para as espingardas automáticas AK-47, 1.500 RPG (morteiros com auto-propulsão) e mais de três mil granadas de morteiro.

Nenhum comentário: