terça-feira, 13 de maio de 2008

Açucareiras iniciam época de corte da cana

POUCO mais de 295 toneladas de açúcar serão produzidas este ano pelas quatro fábricas actualmente operacionais em Moçambique, naquilo que representa um acréscimo considerável às quantidades alcançadas no ano passado. Em 2007, os produtores do açúcar haviam fixado como meta uma produção máxima de 290 mil toneladas, mas tal não foi possível devido, fundamentalmente, ao arranque tardio da companha de corte e moenda de cana sacarina.

A Associação dos Produtores do Açúcar de Moçambique (APAMO) informou ao “Notícias” que para a concretização dos planos estabelecidos para este ano iniciou recentemente a campanha de corte de cana sacarina, tendo o pontapé de saída sido dado na companhia da Maragra, que prevê alcançar uma produção geral de 79.691 toneladas. Ainda na semana passada arrancou a campanha de corte e moenda na companhia de Xinavane, cuja produção estimada é de cerca de 80.400 toneladas, e estava previsto que ontem coubesse a vez à Açucareira de Mafambisse, que espera produzir 60 mil toneladas.

Os mais recentes dados da APAMO indicam que para este ano, a Companhia de Sena será a última a entrar em campanha, esperando-se que tal ocorra a partir do dia 19 de Maio, com uma produção esperada de 75 mil toneladas.
Moçambique foi, até à década de 70, um dos quatro maiores produtores africanos de açúcar, mas a guerra civil levou à paralisação de todas as companhias durante largo período de tempo. Esforços realizados em finais da década de 90 levaram a que até finais de 2004 tivessem sido investidos mais de 350 milhões de dólares com vista à reposição das quatro unidades actualmente em laboração.

Para o presente ano, prevê-se que as companhias iniciem um novo ciclo de investimentos, de mais de 250 milhões de dólares. Tais investimentos, para além da componente infra-estruturas, contemplam a formação profissional e a responsabilidade social, atendendo a que à volta das fábricas se concentra população que presta serviços nas plantações e nas unidades fabris.

A ideia geral é de que as quatro açucareiras existentes em Moçambique atinjam, até 2012, uma produção estimada em cerca de 500 mil toneladas de açúcar, ou seja, mais que o dobro da sua capacidade actual, estimada em 242.525 toneladas.
Pouco mais de 20 mil moçambicanos tem o seu emprego nas fábricas de açúcar.

Maputo, Terça-Feira, 13 de Maio de 2008:: Notícias



Nenhum comentário: