terça-feira, 13 de maio de 2008

Todas estradas e pontes ficam prontas até 2009

TODAS as estradas e pontes cujas obras estão em curso nos diversos troços da EN1 e em outras rodovias vão estar concluídas até ao próximo ano, segundo garante o Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias. A lista de pontes inclui as de Caia, Lugela, Rovuma, Ilha de Moçambique, Lucite, Mussapa, Nhamuncuarara e Moamba.

Decorrem actualmente obras de reabilitação dos troços Maputo/Marracuene, Namacurra/Alto Ligonha, na Zambézia, Namiamba/Metangula, no Niassa, e Vandúzi/Changara, em Tete, para além de intervenções de emergência na estrada Nampula/Cuamba, que criam sérios transtornos à circulação de viaturas no tempos chuvosos.

A necessidade de concluir estas obras durante 2009 foi sublinhada por Felício Zacarias, Ministro das Obras Públicas e Habitação, falando ontem na abertura do XVI Conselho Coordenador do pelouro, que termina hoje no distrito de Boane, em Maputo.

O encontro deverá ainda, segundo o ministro, indicar as acções a serem desenvolvidas para que se inicie, durante o próximo ano, a reabilitação dos troços Jardim/Benfica, cidade de Maputo, Xai-Xai/Chissibuca, Massinga/Nhanchengue, entre Gaza e Inhambane, Montepuez/Marrupa e Litunde/Lichinga, no norte do país, incluindo a construção de mais sete pontes entre Marrupa e Litunde.


Digite aqui o resto do post
A elaboração do projecto de engenharia de reabilitação da estrada Nampula/Cuamba, as estratégias a serem usadas para a busca de financiamentos com vista à asfaltagem do troço Lichinga/Mandimba/Cumba e reabilitação da rodovia Mueda/Negomano figuram também nas indicações a serem levantadas pelo encontro.

Em relação ao sector de água, segundo Felício Zacarias, o Conselho Coordenador deverá dar uma indicação do que fazer para se construir as restantes fontes, por forma a atingir-se as oito mil previstas no programa do Governo. Pretende-se aumentar e incrementar a taxa de cobertura dos actuais 48.5 para 55 por cento às populações vivendo nas zonas rurais, e de 40 para 60 por cento nas áreas urbanas. O programa prevê também a construção das barragens e represas e a reabilitação e expansão dos pequenos sistemas de abastecimento em todo o país”.

Sobre a componente habitacional, Felício Zacarias disse estarem a ser apresentados cenários para a criação de um Banco de Fomento à Habitação, tendo em conta que metade do dinheiro com o qual o Fundo de Fomento à Habitação (FFH) financia os projectos de construção de casas é proveniente da alienação dos imóveis, exercício que está quase no fim.

O ministro falou de algumas realizações, com destaque para o sector de estradas, referindo que foram concluídos importantes troços da EN1, nomeadamente Marracuene/3 de Fevereiro, em Maputo, Incoluane/Chicumbane, em Gaza, Chissibuca/Massinga e Nhanchengue/Pambara, em Inhambane, para além de Muchúnguè/Inchope, em Sofala, e Alto-Molócuè/Rio Ligonha, na Zambézia.

Felício Zacarias garantiu ainda que das oito mil fontes previstas no programa quinquenal do Governo já foram construídas a reabilitadas mais de cinco mil, beneficiando adicionalmente cerca de dois milhões e quinhentos mil cidadãos.

Maputo, Terça-Feira, 13 de Maio de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: