sexta-feira, 9 de maio de 2008

CUA pede ao Governo segurança para cidadãos


O PRESIDENTE da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, reiterou quarta-feira à noite em Arusha o dever do Governo zimbabweano de garantir a segurança dos cidadãos deste país assolado por actos de violência pós-eleitoral. “Como em todos os Estados, a responsabilidade da segurança dos cidadãos e dos seus bens incumbe às autoridades que dirigem o país”, afirmou o presidente da Comissão da UA, numa conferência de Imprensa na capital tanzaniana, Dar-Es-Salaam.

Ping falava no termo da XI sessão extraordinária do Conselho Executivo da UA, que foi essencialmente consagrada ao projecto de integração de África, mas que evocou brevemente a crise no Zimbabwe, sem, todavia, tomar resolução sobre esta questão.

Ping, que regressava de uma missão na África Austral, durante a qual se reuniu com o Presidente cessante do Zimbabwe, Robert Mugabe, expressou, no entanto, a esperança de que a segunda volta das eleições presidenciais, cuja data ainda não foi fixada, irá decorrer calmamente. “Encontrámo-nos não apenas com o Presidente Mugabe, mas igualmente com os Chefes de Estado (Thabo) Mbeki (da África do Sul) e (Levy) Mwanawasa, da Zâmbia. As garantias que me foram dadas são de que a segunda volta do escrutínio decorrerá na paz e na transparência”, disse Ping.



“Tomámos todas as disposições para que o escrutínio decorra normalmente e estamos optimistas”, acrescentou o presidente da Comissão da UA, antes de prometer “aumentar substancialmente” o número de observadores da organização para esta segunda volta.
O partido de Mugabe, a ZANU-PF, perdeu pela primeira vez a sua maioria parlamentar a favor da oposição, representada pelo Movimento Democrático para a Mudança (MDC), que venceu 109 dos 210 assentos do Parlamento.

Por outro lado, o candidato do MDC, Morgan Tsvangirai, de 56 anos, ocupou a primeira posição dos resultados das eleições presidenciais diante de Mugabe, de 84 anos, mas não venceu oficialmente a maioria absoluta.

O líder do MDC, que reivindica vitória, com mais de 50 por cento dos votos, ainda não anunciou se vai participar na segunda volta. Um boicote pela sua parte daria automaticamente um sexto mandato a Mugabe, decano dos chefes de Estado africanos.
A Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC) anunciou os resultados da primeira volta apenas sexta-feira passada, e deverá organizar a segunda volta nos 21 dias seguintes, quer dizer, até 24 de Maio. Mas o seu presidente já advertiu que isso “poderá demorar”.

Sexta-Feira, 9 de Maio de 2008:: Notícias


Digite aqui o resto do post

Nenhum comentário: