terça-feira, 6 de maio de 2008

Mais água para Beira e Dondo

AS cidades da Beira e Dondo estão em vias de ter mais água canalizada. Presentemente, o Fundo do Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) em coordenação com as autoridades municipais das duas cidades, está a proceder à montagem de fontanários em zonas que ainda não tinham sido abrangidas pela rede de abastecimento. O projecto, que visa aumentar o número da população abastecida em água potável, é contínuo, pois para além de abastecer a população, que é o grande objectivo, visa tornar o sistema mais viável e ao mesmo tempo reduzir as perdas.

O director da Águas da Beira, José Duarte, explicou que com a inauguração em Maio do ano passado da nova fonte de captação pelo Presidente Armando Guebuza e ampliação do sistema de abastecimento em Mutua estas obras deram mais espaço para extensão da rede e garantir a distribuição mais eficiente da água.
“O primeiro grande objectivo é aumentar o número da população abastecida com água potável, o segundo é garantir que o sistema seja mais fiável e, por último, reduzir as perdas ao nível do sistema”, disse Duarte.


Informacoes em poder do nosso Jornal indicam que a maioria dos mais de 500 mil e 73 mil habitantes dos municípios da Beira e Dondo, respectivamente, consome água dos poços tradicionais, parte da qual é devidamente tratada.
Sem avançar os valores envolvidos para esta empreitada de canalização de água potável, José Duarte afirmou que este dilema terá o seu fim, pois o Governo está decidido a estender a rede para todas as zonas.

A título de exemplo, a população de dez bairros suburbanos do município do Dondo recebeu igual número de fontanários. A população deste ponto da província de Sofala esteve emocionada, chegando mesmo a afirmar que chegou a era do desenvolvimento.
Na Beira, por exemplo, onde o FIPAG canalizou fontanários a vários bairros, os residentes da zona de Ndunda, nos arredores daquela autarquia, tal como os de Nhamaiabwe, no Dondo, disseram que era quase impensável que vissem água canalizada.
O FIPAG diz que o projecto de canalização de água potável é dos governos provincial e central.

Terça-Feira, 6 de Maio de 2008:: Notícias




Nenhum comentário: