terça-feira, 20 de maio de 2008

Maputo acolhe cerimónias do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


Este sábado, 03 de Maio, Moçambique acolhe as cerimónias centrais do Dia Mundial de Liberdade de Imprensa, que vão contar com a presença do jornalista português José Rodrigues dos Santos (RTP) que profere uma palestra sobre jornalismo de investigação.

As comemorações do Dia Mundial da Liberdade, que este ano tem Moçambique como sede central, contam com a participação de 200 convidados, incluindo o Prémio Nobel da Literatura de 1986 Wole Soyinka e o director-geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura.
No âmbito das comemorações decorreu, esta semana, uma Conferência Nacional sobre Radiodifusão em Moçambique, com o objectivo reflectir sobre o processo de elaboração do esboço de uma futura Lei de Radiodifusão no país.
A reunião servirá também para lançar as primeiras ideias nacionais sobre a transição tecnológica da rádio e televisão, cujos sistemas de transição devem passar do sistema analógico para o digital num processo com implicações tecnológicas, jurídico-legais e custos financeiros, que deverão ser resolvidos pelo Estado.

O encontro é organizado pelo Instituto de Comunicação da África Austral (MISA-Moçambique) em Parceria com o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e o Gabinete de Informação (GABINFO).
No âmbito das actividades comemorativas do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a Iniciativa Africana dos Media (AMI) promove, igualmente, uma reflexão sobre a situação, desafios e oportunidades, expansão e consolidação da Liberdade de Imprensa e do Direito a Informação em África.
Fonte: Africa Today

Nenhum comentário: