terça-feira, 6 de maio de 2008

Matola age para captar investimento

ESTÁ para breve a realização da I Conferência de Investimentos para Matola, uma iniciativa que tem como objectivo garantir a operacionalização das diversas iniciativas de desenvolvimento deste município da província do Maputo. Com maior enfoque para o projecto “Matola Water Front”, recentemente lançado, este encontro vai mobilizar diferentes agentes económicos, entre nacionais e estrangeiros, com interesses na autarquia e outros que pretendam, pela primeira vez, tomar conhecimento das potencialidades existentes para as diversas áreas de actuação.

Diferentes iniciativas estão em curso na base de investimentos privados e municipais, dentro de uma política de parceria que está a ser desenvolvida, tal é o caso do aterro sanitário e a abertura do Executivo para a entrega da gestão de resíduos sólidos aos privados, o que poderá trazer uma nova dinâmica na busca de soluções para os principais problemas da região.

Para se identificar as linhas com as quais se irá “coser” esta parceria Executivo e privados, um encontro entre as partes teve lugar recentemente na Matola, devendo cada um dos participantes tomar posição perante o estágio em que se encontram as oportunidades criadas em cada área de actuação.

A edilidade da Matola elegeu três áreas que considera prioritárias e transversais na solução dos diversos problemas que afectam a vida dos munícipes, designadamente salubridade, água e estradas, estando os investidores privados a serem chamados a fazerem parte da solução, sempre na perspectiva de melhorar a vida dos munícipes.

Em contrapartida, os agentes económicos que se juntarem aos esforços do Conselho Municipal na busca de soluções da autarquia irão beneficiar de facilidades estabelecidas dentro da política de investimentos enquadrados na parceria público/privada, que se pretende seja mais forte nos próximos tempos.
Uma das grandes expectativas nesta iniciativa é a operacionalização do projecto “Matola Water Front”, cujo principal investidor é a Épsilon Investimentos SA, que assinou há dias um memorando de entendimento com o Conselho Municipal para o desenvolvimento eco-turístico, residencial e ambiental ao longo da orla do rio Matola.

A iniciativa será levada a cabo num espaço de aproximadamente 400 hectares, onde deverão ser implantadas diversas infra-estruturas de lazer, sociais, entre outras áreas prioritárias, estando aberto espaço para a entrada de outros investidores que poderão manifestar a sua disponibilidade de colocarem os seus recursos na materialização do projecto durante a I Conferência de Investidores da Matola a acontecer proximamente.

Terça-Feira, 6 de Maio de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: