segunda-feira, 2 de junho de 2008

Mugabe ameaça expulsar embaixador americano

…e chama “prostituta” à a subsecretária de Estado norte-americana para os Assuntos Africanos, Jendayi Frazer
“Viram aquela pequena rapariga americana, saltando pelo Mundo fora como uma prostituta, a declarar que ‘o MDC ganhou, o MDC ganhou’!?!” – Robert Mugabe, líder da ZANU-FP


O líder da ZANU-PF, Robert Mugabe, advertiu o embaixador norte-americano acreditado no Zimbabwe, James McGee, de que está “à beira de ser expulso caso continue a interferir nos assuntos internos do país”. Mugabe, que falava no comício eleitoral junto da sede do seu partido, reagia à visita efectuada por McGee, na companhia de diplomatas de outros países, a uma região situada a cerca de 150 km a norte da capital zimbabweana e que tem sido palco de actos de violência política perpetrados contra membros e apoiantes da oposição.

No seu discurso, o chefe de fila do regime de Harare disse que “os embaixadores devem agir de acordo com certos princípios”, acrescentando que “por termos sido benevolentes, certos embaixadores julgam que podem impor regras.” Mugabe não fez qualquer referência específica aos diplomatas da Tanzânia (país que detém a presidência da União Africana), Japão, União Europeia, e Holanda, que integravam a comitiva que visitou a referida zona.

A visita, que teve lugar a 13 do corrente mês, serviu para identificar agentes do regime de Harare que têm vindo a espalhar o terror entre aldeões suspeitos de terem votado a favor do maior partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática, nas últimas eleições gerais em que a ZANU-PF foi arredada do poder. As viaturas que transportavam os embaixadores ostentavam matrícula diplomática, tendo sido interceptadas pela Polícia do regime sob a alegação de “estarem a obstruir o tráfego rodoviário”.

A polícia ordenou aos diplomatas que se dirigissem a uma esquadra próxima, o que eles recusaram. A visita inscreve-se nos esforços da comunidade internacional de denunciar as manobras do regime liderado por Robert Mugabe nas vésperas da segunda volta das presidenciais. No mesmo discurso, Mugabe recorreu a uma linguagem de arruaça, apelidando a subsecretária de Estado norte-americana para os Assuntos Africanos, Jendayi Frazer, de “prostituta”.

O jornal, The Herald, órgão oficioso do regime de Harare, cita Mugabe a dizer, “viram aquela pequena rapariga americana, saltando pelo Mundo fora como uma prostituta, a declarar que ‘o MDC ganhou, o MDC ganhou’!?!”

Fonte: Canal de Mocambique (Redacção / The Herald)

Nenhum comentário: