terça-feira, 3 de junho de 2008

Barragem de Massingir: Componentes danificadas custam 13 milhões USD


A REPOSIÇÃO das infra-estruturas danificadas em resultado da ruptura de uma das condutas dos descarregadores de fundo da Barragem de Massingir, ocorrida na semana passada, vai custar perto de 13 milhões de dólares, segundo dados preliminares avançados pela Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul). De acordo com Olinda de Sousa, directora-geral da ARA-Sul, a casa de comando da comporta do descarregador de fundo número um foi derrubada pela força das águas, que chegaram a atingir 1400 metros cúbicos por segundo.

Para além desta componente, segundo a nossa fonte, a casa de comando da comporta do descarregador de fundo número dois também chegou a estar ameaçada, entretanto, foi possível controlar a situação antes que a mesma sofresse danos de maior.

“Só com isto e contando com aquilo que deverão ser os custos de reposição da operacionalidade normal deste sistema, os danos ficam avaliados em 13 milhões de dólares”, disse a nossa fonte.
Para além da reposição da casa de comando, há ainda outras obras que terão que ser feitas por forma a repor a conduta rompida. Segundo a nossa fonte, a referida conduta, com cerca de 50 centímetros de espessura, terá que ser reposta recorrendo não só ao betão, que era a composição inicial, mas ainda a um reforço metálico que não foi previsto na altura da construção da barragem.

Para além desta conduta, a outra que deverá ser intervencionada é a das descargas destinadas à central hidroeléctrica, que também não dispõe de reforço metálico que permita responder a qualquer impacto.
De acordo com a nossa interlocutora, o projecto de construção da central mantém-se e o Governo já está a buscar financiamentos nesse sentido. A instalação de uma central hidroeléctrica na Barragem de Massingir, avaliada em 30 milhões de dólares, está a ser equacionada mesmo antes da instalação das comportas no descarregador de superfície. Após a instalação daquelas componentes, esta ideia ficou mais reforçada, porque passa a estar disponível mais quantidade de água na albufeira do que anteriormente.

Entretanto, a vila-sede do distrito de Massingir vai passar a dispor de energia eléctrica ainda no presente semestre. Com efeito, está em processo de montagem a linha de transmissão de energia que vai levar a corrente eléctrica para aquele ponto do país que é uma das principais atracções turísticas de momento no âmbito do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo.
A energia a ser gerada por Massingir deverá alimentar os distritos do norte de Gaza, para além do reforço da disponibilidade de energia nos períodos de ponta.

Com relação ao incidente da semana passada, soubemos que uma comissão de inquérito deverá entrar em funções ainda esta semana para apurar as causas da ruptura da conduta. São esperados quatro peritos europeus (da Alemanha e da França) que estiveram envolvidos na reabilitação da Barragem de Massingir, que deverão aconselhar sobre soluções técnicas mais eficazes para que a barragem volte a operar normalmente.No açude de Macarretane, ora em reabilitação, não foram reportados danos, apesar de a infra-estrutura estar neste momento em reabilitação.

Fonte: Jornal Noticias

Nenhum comentário: