terça-feira, 3 de junho de 2008

Mercado petrolífero "está louco", diz OPEP



O secretário-geral da OPEP diz que o mercado petrolífero «está louco» e que a organização pouco pode fazer para parar a subida do preço do crude. Depois de ter atingido os 135 dólares na quinta-feira, o preço do petróleo desceu para perto dos 131.

O secretário-geral da OPEP considerou que o mercado petrolífero «está louco» e que a organização nada pode fazer para baixar os preços do crude, que passaram, na quinta-feira, os 135 dólares nos mercados norte-americanos e de Londres.
Para Abdullah al-Badri, a subida dos preços do petróleo podem ser relacionados com as tensões geopolíticas, com a especulação e com ma desvalorização do dólar e não como uma eventual falta de oferta de matéria-prima.

«Se aumentássemos a produção amanhã, os preços não baixariam devido à especulação e ao dólar fraco», afirmou este responsável da OPEP à agência Reuters, durante uma visita ao Equador.
Entretanto, o preço do barril de petróleo cotou-se, esta sexta-feira, nos 130,86 dólares nos mercados europeus, após ter fechado nos 130,51 dólares na quinta-feira, dia em que o crude chegou a passar os 135 dólares.

Nos mercados asiáticos, o barril de petróleo foi transaccionado, esta sexta-feira, a 131,07 dólares, valorizando-se mesmo assim 26 cêntimos em relação ao preço de fecho na quinta-feira de 130,81 dólares.
Segundo os analistas, a desvalorização do preço do petróleo teve a ver, por um lado, com uma ligeira valorização do dólar, e por outro, com os investidores à procura de mais-valias.

Fonte: Angola Xyami

Nenhum comentário: