quinta-feira, 15 de maio de 2008

Saneamento da Beira tem fundos garantidos

Esgoto a ceu aberto


CERCA de oito milhões de dólares serão alocados pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA) para a implementação do projecto de saneamento do centro da cidade da Beira, na província de Sofala, naquilo que constitui mais um esforço do Governo, de parceria com a comunidade internacional, para a provisão de infra-estruturas básicas para a população moçambicana. As garantias de disponibilização desse montante foram formalizadas ontem em Maputo, na sequência de um acordo rubricado entre o Ministro das Finanças, Manuel Chang e o director-geral daquela instituição financeira, Abdelaziz Khelef, que se encontra de visita ao nosso país desde o final da semana passada.

Com a implementação do projecto de saneamento do centro da cidade da Beira, pretende-se, para além de proporcionar melhores condições de trânsito nas vias públicas, oferecer melhores condições de saúde pública, através da diminuição dos índices de malária, cólera e outras doenças resultantes de estagnação das águas.

Desde a sua chegada ao país, no passado dia 9, o director-geral do BADEA já visitou os projectos relacionados com o saneamento urbano e erosão costeira nas cidades da Beira e Maputo, tendo visitado igualmente o projecto do Porto Pesqueiro da Beira. Neste âmbito, visitou demoradamente os locais afectados pela erosão, tendo recebido explicações detalhadas do governador de Sofala, Alberto Vaquina, e do presidente do município de Maputo, Eneas Comiche.
Foi na sequência desta última visita que o director-geral do BADEA manifestou interesse da sua instituição poder vir a financiar o projecto de reabilitação dos 13 quilómetros da degradada barreira de protecção da orla marítima da cidade de Maputo, cuja concretização vai custar cerca de 18 milhões de dólares.




Digite aqui o resto do post
Baixa da Cidade (Beira)

No caso específico da Beira, o Ministro das Finanças, Manuel Chang, classificou o financiamento do BADEA como sendo vital para o melhoramento das condições de vida da população naquela urbe e não só. Acrescentou que com este projecto, o desempenho e impacto das operações daquela instituição no nosso país atinge um elevado nível nas operações de financiamentos aos programas do Governo.

A relação entre Moçambique e o BADEA remonta desde 1975, altura em que foi assinado o primeiro acordo de crédito para o apoio à Balança de Pagamentos, no valor de 10 milhões de dólares. Desde essa altura, o banco já financiou cerca de 32 projectos nas áreas de Estradas, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Transportes e Comunicações, Energia, Saúde, Pescas, Educação e Ensino Superior, num volume total de cerca de 176. 270 milhões de dólares.

Dados em nosso poder indicam também que o financiamento ao projecto de saneamento da Beira surge como resultado de uma solicitação feita pelo Presidente da República, Armando Guebuza, aquando da visita, em 2005, ao Sudão, país que acolhe a sede daquela instituição financeira.
De referir que ainda ontem o director-geral do BADEA foi recebido pela Primeira-Ministra, Luísa Diogo.

Maputo, Terça-Feira, 13 de Maio de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: