quarta-feira, 25 de junho de 2008

Animais aquáticos: Veterinários buscam soluções para doenças



ENCONTRAR formas de melhorar o controlo de doenças em animais aquáticos, assim como melhorar a inspecção da actividade pesqueira na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e para o país, em particular, constitui o principal objectivo do encontro que desde terça-feira última junta peritos da matéria na capital do país.


A ideia é delinear estratégias que vão facilitar o controlo das doenças que muitas das vezes afectam os animais aquáticos na região da SADC, o que vai permitir maior controlo do que se pesca, segundo disse Ana Paula Balói, directora nacional de Inspecção do Pescado.
A nossa interlocutora explicou que para o efeito, o encontro de peritos regionais leva grande apoio da Organização Internacional de Doenças Animais, instituição com larga experiência neste ramo de actividade.

Ana Paula Balói afirmou, por outro lado, que uma vez delineada a estratégia, os países da região passarão a ter maior controlo de toda a actividade pesqueira, assim como o que pescar, como fazê-lo e o que pescar.
De uma forma geral, a nossa interlocutora referiu que o evento, que hoje termina, vai procurar trazer mecanismos que vão permitir que se passe a desenvolver uma actividade pesqueira mais qualitativa, tendo em conta que os praticantes terão um produto com cada vez menos doenças.

“O encontro junta especialistas em doenças nos animais aquáticos e dele se pretende encontrar uma estratégia que deverá ser aplicada em toda a região da SADC com vista a reduzir os riscos de doenças em animais marinhos”, disse Ana Paula Balói para quem existem condições para se alcançar este objectivo, bastando, para o efeito, confiar-se nos técnicos e haver maior colaboração entre as partes envolvidas no plano.

A iniciativa é do Ministério das Pescas, que é coadjuvado pela Organização Internacional de Doenças Animais (OIE) representado pela Direcção Nacional dos Serviços de Veterinária.
Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: