quarta-feira, 25 de junho de 2008

Aproximam-se os Jogos da CPLP Brasil-2008


Vamos para conviver mas também para ganhar - Inácio Bernardo, apresentando o ponto de situação da preparação do evento
ENTRELAÇADOS pelo idioma e pela História comuns, jovens desportistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontrar-se-ão num gigantesco e salutar convívio, dando assim corpo à sexta edição dos Jogos da CPLP, a decorrer entre os dias 26 de Julho e 2 de Agosto próximos, no Rio de Janeiro, Brasil.

Em competição estarão, em masculinos, as modalidades de andebol e de futebol; em femininos, o basquetebol, e em ambos os sexos o vólei de praia e o ténis, com o evento a ser preparado pormenorizadamente pelas autoridades brasileiras, que vêem nele uma oportunidade singular para a sua aproximação com os restantes países falantes do Português.

À excepção de Timor Leste, cuja participação ainda não foi confirmada, estando os anfitriões a trabalhar que tal suceda, todos os outros membros da CPLP, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe, tomarão parte nestes Jogos, destinados a atletas do escalão Sub-16.
Internamente já decorre a preparação das selecções das diferentes modalidades, havendo apenas o registo da indisponibilidade de participação da Federação de Desporto para Pessoa Portadora de Deficiência, devido à inexistência de atletas para a modalidade programada, que é o atletismo para a cegueira total.

Embora os treinos estejam a decorrer sob a égide das respectivas Federações, o controlo e a supervisão são da responsabilidade do Ministério da Juventude e Desportos, através da Direcção Nacional dos Desportos, que, inclusive, destacou técnicos seus para o acompanhamento quotidiano de cada modalidade. É nesta perspectiva que tem vindo a prestar apoio em transporte, lanches e equipamento, acreditando-se, com o desenrolar dos acontecimentos, que até lá todas as selecções estarão perfeitamente à altura desta grandiosa competição juvenil.

Falando ontem no decorrer de uma conferência de Imprensa, o director nacional dos Desportos e presidente da comissão executiva, Inácio Bernardo, revelou que decorrem já os concursos para a obtenção dos equipamentos, pois pretende-se que até ao dia 10 de Julho reste pacote esteja totalmente fechado. Quanto às inscrições, que se efectuam electrónica, as preliminares foram já feitas, esperando-se pelas definitivas depois da constituição final das selecções.

“O esforço que fazemos é no sentido de dotar as nossas equipas de condições à dimensão daquilo que o próprio evento representa. Trata-se de jogos essencialmente de convívio, no entanto, não descuramos a componente competição. Isto é, vamos para conviver, sim senhor, mas também para ganhar, para conquistar medalhas. Compreendemos que estamos em presença de um escalão de formação, mas ganhar é importante, até para permitir que esses atletas cresçam e cultivem cedo o sentido de vitória e de prestigiar o país”, afirmou Inácio Bernardo.

ATLETAS DOS JOGOS ESCOLARES
Uma das estratégias adoptadas pelo Ministério da Juventude e Desportos, visando a valorização dos talentos saídos dos Jogos Escolares, é a sua integração, prioritariamente, nas selecções que irão ao Brasil. Deste modo, segundo a fonte, em coordenação com o Ministério da Educação e Cultura, os atletas escolhidos deverão ser brevemente transferidos para Maputo, sem prejuízo da sua parte lectiva, já que está assegurada a continuação dos estudos na Escola Secundária Josina Machel. São no total nove, sendo dois de Nampula, igual número da Zambézia, um de Manica, um de Inhambane e outro de Gaza, enquanto os dois da província do Maputo continuarão nas suas casas.

No que diz respeito aos objectivos, Inácio Bernardo disse que, a nível da sua instituição, pretende-se superar a classificação obtida na edição anterior, há três anos, em Luanda, pois somente dessa forma será possível afirmar-se que realmente houve um trabalho positivo neste intervalo. Por modalidade, cada Federação estabeleceu também os seus objectivos, sendo de referir, “à priori”, as possibilidades de medalhas no básquete feminino, no ténis e no vólei de praia, com esta última disciplina a beneficiar grandemente do trabalho do técnico cubano destacado para a Federação.

Um dos “calcanhar de Aquiles” de eventos desta natureza, destinados a um determinando escalão (sub) tem a ver com a velha questão da falsificação de idades. Sobre o assunto, Inácio Bernardo referiu que a Direcção Nacional dos Desportos está atenta ao facto, daí que tenha destacado os seus técnicos para junto das Federações fazerem todas as aferições necessárias. “Inclusive, fomos às escolas dos atletas para nos certificarmos da idade dos seleccionados. Não queremos ser manchados devido à irresponsabilidade de algumas pessoas”, vincou.

Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: