quarta-feira, 18 de junho de 2008

Formacao de Professores de Ingles


Formação de professores básicos de Inglês: Instituto de Línguas disponibiliza 5630 vagas
CINCO mil seiscentos e trinta é o número de vagas que o Instituto de Línguas tem disponíveis para o próximo ano lectivo, tendo em vista reduzir a crise de professores de nível básico de língua inglesa que o país continua a enfrentar. Ainda para o mesmo período, a instituição prevê a abertura de 704 lugares para novos ingressos de pessoas que queiram ser formadas em docência de língua francesa, número que suplanta o dos últimos dois anos.

As vagas estarão distribuídas entre a sede e as sete delegações daquele estabelecimento de formação técnico-profissional público.
O director do Instituto de Línguas, José Dinis, afirmou que apesar de algumas dificuldades verificadas ao longo do ano passado, o plano de trabalho foi cumprido com sucesso, destacando, como exemplo, a abertura da delegação de Tete, que entrou em funcionamento no presente ano lectivo.
As 5630 vagas previstas para 2009 fazem parte de um projecto de introdução de um curso de formação de professores de Língua Inglesa nas delegações de Sofala e Nampula, e Francesa nas instalações da sede, na capital do país.
José Dinis explicou igualmente que o curso de formação de professores de nível básico em Inglês já existe em Maputo. O que deverá acontecer será a sua expansão com vista a permitir que mais cidadãos tenham acesso à instituição, o que representa uma forma de redução do desemprego.
Segundo José Dinis, a distribuição de vagas foi feita de acordo com as necessidades de cada delegação, o que equivale a dizer que a sede tem disponíveis 2645 vagas, seguida da Beira com 1065. Para Nampula foram reservados 520 lugares para novos ingressos, Xai-Xai 340, Chimoio 330, Tete 300, Inhambane 250 e, por último, a delegação de Pemba com 180 vagas.
Estes números subiram em relação ao previsto para este ano, assim como o passado, o que resulta do elevado índice de procura dos serviços daquele estabelecimento, como disse o director.
A fonte referiu que no desempenho das suas actividades o Instituto de Línguas depara-se com o problema de falta de equipamento audiovisual para permitir que os estudantes possam pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas salas de aula. Para além disso, a instituição precisa de melhorar as suas bibliotecas, assim como ampliar as instalações de algumas delegações, tais são os casos de Manica e Inhambane.
Fonte: Jornal Noticias

Digite aqui o resumo do post

Digite aqui o resto do post

Nenhum comentário: