segunda-feira, 14 de julho de 2008

Água e energia juntam Moçambique e Holanda


A Universidade Tecnológica de Delft vai apoiar Moçambique no desenvolvimento de investigação científica aplicada na área de água e energia com o objectivo de dar suporte à materialização da revolução verde lançada pelo Governo de Moçambique.

Para o efeito, uma missão de investigadores da Universidade Tecnológica de Delft está a trabalhar em Maputo com o Ministério da Ciência e Tecnologia na elaboração do projecto de pesquisa científica na área de água e energia sustentável.
Numa primeira fase, o programa de investigação será implementado na Vila do Milénio de Chibuto, província de Gaza, com o intuito de dar suporte técnico e científico à produção que ali tem lugar, especialmente nas áreas de agricultura, produção animal, sistemas de irrigação e gestão sustentável de recursos locais e de negócios.
O programa inclui a formação de cinco moçambicanos com o grau académico de doutoramento, 10 moçambicanos e oito holandeses com o grau académico de mestrado. Vai contar com o envolvimento de estudantes moçambicanos da Universidade Eduardo Mondlane com o grau de bacharelato. O programa culminará com o estabelecimento em Moçambique do Centro de Investigação de Água e Energia.

Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: