quarta-feira, 9 de julho de 2008

Tiroteio gera pânico na baixa de Maputo


Um assaltante à mão armada foi, na manhã de ontem, abatido pela Polícia, no bairro Luís Cabral, junto ao rio Mulauze, na cidade de Maputo, quando tentava fugir juntamente com outros dois gatunos.

O baleamento foi o culminar de um violento tiroteio iniciado durante o assalto do trio à Sonipal, uma instituição ligada ao PCA do Moza Banco, Prakash Ratilal, localizada no prédio da EMOSE, esquina da Av. 25 de Setembro e a Rua Baptista de Carvalho, mesmo próximo do O tiroteio transformou a baixa da capital num verdadeiro campo de batalha matinal. Notícias Uma mulher vendedora de castanha na zona do assalto foi atingida por uma bala perdida na zona da coxa quando o tiroteio intensificou-se, tendo sido imediatamente transportada para o Hospital Central de Maputo (HCM).

Os bandidos, todos armados e vestidos a rigor (fato e gravata), invadiram a Sonipal, uma empresa de prestação de serviços de consultoria e auditoria, cerca das nove horas, onde arrancaram um telefone celular, relógio de pulso, dois mil meticais e algumas notas de dinheiro estrangeiro de Prakash Ratilal.

Entretanto, o dia não era dos bandidos. Logo após terem entrado na firma, um agente da Polícia da República da Moçambique (PRM), à paisana, colocou-se na zona frontal, entre o prédio da EMOSE e o do Hotel Tivoli, e aos tiros ao ar, reteve os assaltantes na instituição, aguardando por reforços que haviam já sido solicitados, mas que demoravam a chegar. Valeu a astúcia de uma testemunha dos factos que ligou directamente para o comandante da 1ª Esquadra da PRM, Fernando Bata, comunicando-lhe do caso. Imediatamente, o responsável destacou uma força para o local do crime e instalou-se um autêntico alvoroço na zona. Enquanto a Polícia procurava posições estratégicas para enfrentar os bandidos, ouviam-se intensas rajadas de metralhadoras, com a possibilidade das balas atingirem a qualquer um.

Os reforços chegaram numa altura em que o trio estava a sair da Sonipal. A zona transformou-se num verdadeiro campo de batalha e os curiosos tiveram que se agachar para se protegerem de balas que eram disparadas pelos bandidos e pela Polícia.

O facto de alguns agentes da PRM destacados para a operação estarem à paisana fez com que, momentaneamente, não se soubesse quem era a autoridade e quem era o bandido.
Apesar da chegada da Polícia, os gatunos conseguiram sair da firma e arrancar uma viatura de marca Kia Shuma que estava a ser parqueada do lado da Avenida 25 de Setembro. Depois seguiu-se a uma verdadeira perseguição “tipo cinema”, que obrigou os meliantes a abandonarem a viatura roubada, a escassos metros da Portagem de Maputo, entrando para o bairro Luís Cabral, numa tentativa desesperada de despistar os agentes da lei e ordem que acabaram abatendo mortalmente um deles.
Segundo Feliciano Juvane, director da Ordem a nível do Comando da PRM na cidade de Maputo, o meliante foi abatido numa violenta troca de tiros com os agentes, sendo que os restantes dois escapuliram-se. Até ao fecho desta edição, decorriam diligências com vista à sua neutralização, bem como à apreensão da viatura que o trio terá usado para chegar ao local do assalto.

Testemunhas oculares contaram à nossa Reportagem que viram um carro turismo cinzento a sair da parte frontal da Sonipal quando a Polícia chegou, presumindo-se que tenha estado no local para recolher os bandidos.
Para além da arma, o meliante levava algum dinheiro em metical e notas em dólar, real e outras moedas de países árabes.

Pouco depois da neutralização do gatuno, um indivíduo de nome Francisco António, foi detido, por ter subitamente aparecido na zona, perturbado, a perguntar onde estaria o corpo do bandido e a viatura abandonada pela quadrilha.
Segundo a Polícia, o assalto de ontem foi o terceiro da “gang”, uma vez que um trio, também vestido a rigor, invadiu as instalações de uma agência de viagem nas traseiras da Embaixada da África do Sul, na manhã de quarta-feira, e apoderou-se de uma viatura de um conselheiro do Tribunal Administrativo na terça-feira.

Fonte: Jornal Notícias.

Nenhum comentário: