segunda-feira, 7 de julho de 2008

Traficante de menores detido em flagrante a angariar clientes


Um cidadão de nome Jonito Mário, de 17 anos, encontra-se detido na 4.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Chimoio, após uma denúncia em como andaria à procura de clientes para compra e venda de menores de idade, negócio esse em que segundo terá dito às autoridades terá sido mandatado por dois indivíduos que se presume sejam raptores, estes até aqui a monte.


O «Canal de Moçambique» foi informado que a denúncia foi feita por um dos empresários da praça de nome Sérgio Domingos Luís, residente no bairro 5, Fepom, que alegou ter sido contactado para que comprasse menores, os quais se projectava ainda que fossem raptados e em número de quatro, no bairro 7 de Abril, onde reside o cidadão que acabou ficando detido pelas autoridades policiais.
Ouvido pelo «Canal de Moçambique» na 4.ª Esquadra da PRM, onde se encontra encarcerado desde quarta-feira da semana passada, Jonito Mário disse-nos ter sido coagido, por dois indivíduos, até aqui foragidos, a angariar clientes para o tal negócio de tráfico de menores, pois consideram as crianças fáceis de apanhar. “Eu achei que Sérgio poderia precisar dos menores apesar de nunca ter feito tal negócio com ele. Mas, de repente, fiquei surpreendido com a sua reacção ao tratar do negócio em sua casa”, confessa o presumível negociante de menores. Sérgio Domingos, por sua vez, diz que para evitar o pior decidiu efectuar uma chamada telefónica a solicitar intervenção da Polícia da República de Moçambique.
Primeiro diz ter atraído o referido vendedor para o interior da sua casa, afim de, alegadamente, melhor se inteirar do que realmente o vendedor lhe estava a propor vender. Depois diz ter ficado “espantado” quando se apercebeu do que se tratava realmente. E diz também que o espantou ainda mais o facto de ter beneficiado da preferência dos vendedores para tais negócios. Aventa a possibilidade de o facto de possuir bens invejáveis, tais como viaturas, estabelecimento comercial e moagem de cereais ter levado os alegados comerciantes de menores a abordá-lo. A PRM em Chimoio, na pessoa do respectivo porta-voz, Pedro Manuel Jemusse, afirmou que será instaurado um processo-crime contra Jonito Mário.
Disse também que se irá avançar com uma investigação minuciosa visando apurar outros intervenientes, por se suspeitar tratar-se de uma rede. “A crescente onda de violência e tráfico de menores que se regista um pouco por todo o país, constituem os principais elementos atentatórios contra as liberdades constitucionais dos petizes, males cujo combate é apontado como sendo urgente”, frisou Jemusse, porta-voz da Polícia. Violência e tráfico de menores A cidade de Chimoio tem sido palco de violação sexual de menores. Em alguns casos os violadores recorreram às campas do Cemitério Municipal de Chissui. Os estudantes têm sido as maiores vítimas. São raptados ao regressarem às suas casas de volta da escola. Já houve inclusivamente pelo menos um óbito de um petiz após violação sexual.
Este caso foi registado no bairro Nhamatsane, arredores da escola de formação de professores da ADPP. Em alguns casos a Polícia diz ter conseguido deter os implicados estando a ver o sol aos quadradinhos na Cadeia de Máxima Segurança de Chimoio, vulgo "Cabeça do Velho." Nenhum nome de implicados detidos foi revelado pelas autoridades. Sérgio Domingos Luís que diz ter sido contactado já mais do que uma vez pelos traficantes de menores para compra de petizes. Para negócio de género, diz que a primeira vez foi contactado por dois indivíduos que também segundo ele pararam nas mãos da polícia, numa denúncia igualmente por si feita. Não está descartada a hipótese de se tratar de uma rede de pedofilia.

Fonte: Canal de Moçambique - (José Jeco)

Nenhum comentário: