segunda-feira, 29 de setembro de 2008

“Candidatei-me para salvar a Beira”

Daviz Simango no lançamento público da sua candidatura a Edil como independente

“Os ambiciosos, pessoas gananciosas e de má-fé, enganaram o nosso querido presidente Dhlakama. Vocês conseguiram, e estão aqui para dizer ao presidente que vamos avançar com Daviz Simango” - afirmou o candidato provocando entre a audiência um ambiente de júbilo e grande entusiasmo. “Não somos comprados e nem vendemos o partido. O partido custou vidas humanas e estas vidas esperam de nós a continuidade da vitória. O importante é que estejamos unidos com o partido” – Daviz Simango

O actual edil da Beira, Daviz Mbepo Simango disse ter aceite candidatar-se como independente à presidência do Município da Beira “por força maior” e num esforço “para salvar a Beira”.
Falando sexta-feira última perante cerca de três mil pessoas, entre simpatizantes e membros do partido Renamo, Daviz Simango agradeceu a confiança que os beirenses depositaram em si ao apostarem na sua candidatura independente.

“Esta confiança é pesada, nas minhas costas, mas vou carrega-la até a morte” declarou Simango no meio de fortes aplausos da multidão que enchia por completo o pavilhão do Clube Estrela Vermelha da Beira, ao lado do quartel dos bombeiros.

Num longo discurso e feito de improviso, Daviz Simango, começou por tecer elogios os beirenses por “terem compreendido logo à primeira que havia manobras na Beira”.

Beirenses não podem ser vendidos
“O povo da Beira, não pode ser vendido a troca de galinhas em menos de 5 anos. Vocês mostraram que somos guerrilheiros, homens de luta e de vitórias. Por esta razão os comunistas observaram que é preciso abater Daviz Simango para ganhar a Beira” – frisou Daviz Simango.

Na cerimónia de apresentação da sua candidatura como independente mas que contou com a participação de todos os delegados políticos da Renamo nos 26 bairros da Beira, chefes dos Postos Administrativos e régulos da Cidade capital da província de Sofala, Daviz Simango não poupou críticas ao partido que diz ser o seu. Criticou a maneira como à última hora foi dispensado a favor de Manuel Pereira como candidato da Renamo ao cargo de presidente do Município da Beira nas 3.ªas eleições autárquicas já marcadas para o próximo dia 19 de Novembro.

Daviz Simango disse que “alguns” membros da Renamo, que descreveu como “ambiciosos e indivíduos que agem de má-fé”, “enganaram” o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

“Nosso querido presidente Dhlakama”
Daviz Simango surpreenderia tudo e todos tratando Dhlakama como “nosso presidente querido” desarmando dessa forma os que segundo ele querem dividir a Renamo, partido de que afirma ser membro “com as quotas pagas e em dia”.

“Os ambiciosos, pessoas gananciosas e de má-fé, enganaram o nosso querido presidente Dhlakama. Vocês conseguiram, e estão aqui para dizer ao presidente que vamos avançar com Daviz Simango” referiu Simango provocando entre audiência um ambiente de júbilo e grande entusiasmo.

“Renamo é de todos nós”
Derrubando quem pretendia colocá-lo contra o presidente da Renamo, Simango surpreende mais uma vez tudo e todos. Afirma a certa altura, pondo a assistência em delírio, que “a Renamo é de todos nós e não é de uma ou duas pessoas”. “

Pensar que a Renamo é de uma ou duas pessoas “é brincar com o povo, e com o sangue derramado” “Temos que continuar firmes e não aceitar que ninguém nos abuse. Estes ambiciosos amanhã estarão a varrer estradas”, concluiria num claro desafio aos seus detractores que Simango considera também detractores de Dhlakama.

O edil do Chiveve diz entretanto que não se entende “como é que alguns dos dirigentes da Renamo em Sofala, andam nos últimos dias colados à Polícia da República de Moçambique, à Polícia de Intervenção Rápida, para reprimir os membros do mesmo partido?”
“Como é possível?”, pergunta à assistência e conclui que “este é o resultado do negócio”.

Vivas à Renamo e Dhlakama
Daviz Simango tem sido acusado pelos seus detractores como alguém que quer substituir Dhlakama na presidência do partido e esse argumento admite-se que foi usado por quem convenceu o presidente do partido a substituir Daviz Simango por Manuel Pereira como candidato oficial da Renamo a Edil da Beira.

Contudo, Simango no encontro no Pavilhão do estrela Vermelhe repetiu várias vezes “viva Dhlakama” e “viva a Renamo”, provocando o delírio da assistência.
Simango deixou também claro que continuará a seguir os ideais da Renamo, a principal força política da Oposição na Beira e o maior partido da oposição em Moçambique.

Daviz Simango disse acreditar que “com o tempo” os seus detractores acabarão por lhe dar razão e alegou que a sua convicção é “porque somos justos e honestos”.

“Não somos comprados e nem vendemos o partido. O partido custou vidas humanas e estas vidas esperam de nós a continuidade da vitória. O importante é que estejamos unidos com o partido” apelou Daviz Simango.

Explicou aos presentes que concorre a título independente por “força maior e de circunstâncias”.
O actual edil da Beira, realçou que daqui em diante o que resta é trabalhar no sentido de mobilizar os eleitores para que votem nele como candidato independente à presidência do Município e na candidatura dos membros da Renamo para a Assembleia Municipal.

Simango voltou a manifestar a convicção de que a Beira jamais será governada pela Frelimo.
“A Beira nunca mais passará para as mãos dos comunistas. Peço trabalho, irmãos. A população está a sofrer não só na Beira. É preciso explicar à população que Daviz Simango não é culpado por se candidatar como independente. Explicar que ele é filho da Renamo e é Renamo. Queremos continuar a governar a Beira e deixar a Beira com os nossos netos e não com os netos dos comunistas” reiteirou.

Ainda durante o encontro que Daviz Simango manteve sexta-feira com os seus apoiantes na Beira, foi anunciado também que o candidato independente pelo Município da Beira já possui instalações próprias onde irá coordenar as suas actividades de campanha que se espera venha a ser renhida no Município da Beira.

Daviz Simango que concorre à sua própria sucessão ao cargo de presidente do Conselho Municipal da Beira, terá de enfrentar pelo menos mais dois candidatos, nomeadamente Lourenço Bulha, candidato pelo Partido Frelimo e o muito contestado Manuel Pereira como candidato oficial do partido Renamo.

Encerrou sexta-feira o prazo para apresentação de candidaturas ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, (STAE) e aguarda-se a decisão da Comissão Nacional de Eleições para se saber se são elegíveis ou não.

À hora de fecho desta edição estava já confirmado que a candidatura de Daviz Simango estava absolutamente legal. O mesmo acontecia com a do candidato do Partido Frelimo, o empresário Lourenço Bulha que é membro do Comité Central do Partido de Armando Guebuza. Quanto a Manuel Pereira sabia-se ontem que enferma de algumas irregularidades que ainda se espera que sejam sanadas.

(Zaqueu Ndawina) Beira (Canal de Moçambique)

Nenhum comentário: