segunda-feira, 29 de setembro de 2008

África do sul : Motlanthe empossado Presidente da República


Kgalema Motlanthe foi ontem (25/09/2008) eleito Presidente da República da África do Sul pela Assembleia Nacional (Parlamento), com 269 votos a favor, e logo de seguida empossado no cargo, anunciou o presidente do Tribunal Constitucional, Pius Langa.


Motlanthe, de 59 anos, torna-se, assim, o terceiro Chefe do Estado desde o nascimento da democracia multirracial na África do Sul, em 1994, depois de Nelson Mandela e Thabo Mbeki. Este último apresentou a sua demissão da Presidência da República no fim-de-semana passado, por pressão do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC).

Entre os 360 votos, houve 41 boletins nulos e 50 a favor do candidato da Aliança Democrática (oposição), Joe Seremane, precisou Pius Langa.

Kgalema Motlanthe - considerado um intelectual de esquerda - já tinha sido nomeado na terça-feira pelo ANC como sucessor de Mbeki, a quem deverá substituir até às próximas eleições, no próximo ano.

Nascido em 1949, é encarado como uma figura capaz de sanar as feridas mais profundas existentes na história do ANC. “Ele é uma pessoa muito sólida (...). Também parece evitar fazer inimigos e no presente clima político isso é uma coisa boa”, afirmou Keith Gottschalk, professor universitário e analista político sul-africano, citado pela Reuters.

Motlanthe é um ex-activista estudantil, ex-sindicalista e antigo soldado do braço militar do ANC, o UmKhonto we Sizwe. Em 1977 foi condenado a dez anos de prisão e encarcerado na Ilha de Robben, junto com Nelson Mandela e Jacob Zuma, sob o regime segregacionista do “apartheid”. Já em liberdade, atinge o cargo de secretário-geral do ANC em 1997 e torna-se o seu vice-presidente dez anos depois, em 2007.

Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: