segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Carência de transportes minimizada na MOZAL


O PROBLEMA de transporte que vinha se verificando de algum tempo a esta parte na zona da MOZAL poderá ser minimizado, com a entrada em funcionamento de dois autocarros da empresa Transportes Públicos de Moçambique (TPM), que vão explorar esta rota a partir das terminais do Museu e da Praça dos Trabalhadores.A entrada em funcionamento destes autocarros vem responder às solicitações efectuadas pelos utentes dos transportes naquela zona, que já há muito vinham reclamando maus tratos por parte dos operadores privados.

Os autocarros deverão funcionar no mesmo horário tal como acontece noutras rotas, para permitir que as pessoas tenham transporte à medida das suas solicitações e de acordo com as capacidades operacionais dos TPM.

A cerimónia de entrega dos autocarros aos residentes da MOZAL, realizou-se ontem na terminal dos transportes local e, para além de representantes dos órgãos directivos dos TPM, a cerimónia contou com a participação da administradora do distrito de Boane, Cremilda Xavier.

Falando na ocasião, Cremilda Xavier disse que este é mais um passo para a satisfação das necessidades dos residentes do posto administrativo da Matola-Rio. Contudo, afirmou ser preciso que as pessoas entendam que a crise de transportes não é apenas em Boane, daí haver necessidade de se conservar os autocarros para que possam servir por um longo período.

O administrador da empresa TPM, Silvestre Constantino, afirmou que existem condições para a exploração das rotas Baixa/MOZAL e Museu/MOZAL tomando em consideração que a estrada que dá acesso àquele bairro está em boas condições de circulação.

Explicou que a abertura de uma linha para a MOZAL faz parte dos planos de expansão daquela empresa com vista a criar condições para facilitar a circulação de pessoas e bens pelo menos até àquela terminal.

O projecto já vinha sendo anunciado há algum tempo, mas se entende que foi concretizado antes do previsto, dado o elevado interesse da empresa em explorar aquelas rota.

Para complementar a introdução de autocarros dos TPM naquela via foram construídos alpendres ao longo da via, esperando-se que este acto contribua para melhorar a organização e controlo das actividades.

A carreira para MOZAL faz parte dos planos de expansão que estão a ser introduzidos naquela empresa, tal como foi para o bairro de Nkobe, no município da Matola, e para os distritos de Boane e Marracuene.

Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: