segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Concorrência inviabiliza nova transportadora


Uma nova transportadora interprovincial, denominada TUPCO Moçambique Limitada, foi impedida de realizar a sua actividade por um grupo de indivíduos que afirma pertencer à Federação Moçambicana das Associações de Transportadores Rodoviários (FEMATRO), sob argumento de falta de informação e pelo facto da empresa ser suportada por estrangeiros.

O facto, segundo o presidente do Conselho de Administração daquela empresa, Abudo Tajú, supreendeu a sua empresa que se viu obrigada a mandar parquear os autocarros, que já levavam alguns passageiros com bilhetes pagos de vésperas.

Sobre se o parqueamento significaria desistência do projecto, Abudo Tajú disse tratar-se apenas de uma medida cautelar até que se clarifique a situação, anotando, no entanto, ser prematuro avançar com datas para o reinício da actividade.

Explica que a transportadora arrancou com a sua actividade na manhã da passada quarta-feira, cumprindo com os horários previamente estabelecidos e tornados públicos pela Imprensa. “Surpreendente foi o facto de na manhã de ontem, já com os passageiros dentro do autocarro, termos sido impedidos de trabalhar. Houve transtornos não só da nossa parte como empresa, assim como dos nossos clientes, que ficaram frustrados com o sucedido”, explicou.

“Nós temos aval para operar, passado por quem de direito. Somos uma empresa com 60 por cento da PUTCO Holdingo Lda., uma empresa sul-africana e os restantes 40 são moçambicanos da Progresso Salama Investimentos. A filiação ou não na associação é de livre vontade. E mais, não partilhamos a mesma terminal com os restantes transportadores da praça. A concorrência é para nós uma oportunidade para criar um campo de escolha para os utentes”, disse.

Entretanto, fonte da Federação Moçambicana de Associação de Transportadores Rodoviários disse não estar a par do sucedido, tendo, no entanto, adiantado que a TUPCO teria se precipitado ao escolher uma rota altamente disputada sem consultar a associação que a daria conselho sobre as zonas que efectivamente precisam de carros.

O Ministério dos Transportes tem agendado para esta manhã um encontro com a FEMATRO para se ultrapassar a crise.

Nenhum comentário: