segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Facim inicia hoje


A QUADRAGÉSIMA quarta edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM/2008) vai iniciar segunda-feira próxima, dia 1 de Setembro, por um período de sete dias, estando os expositores moçambicanos animados com a recente formalização da Zona de Comércio Livre da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). Falando ontem, em conferência de Imprensa em Maputo, o presidente da Sociedade de Gestão de Exposições e Feiras (SOGEX), Américo Magaia, disse que apesar de a FACIM/2008 abrir as portas ao público a partir de segunda-feira, a inauguração oficial acontecerá a 4 de Setembro (quinta-feira) e será presidida pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza.


“As empresas nacionais estão em força, desde as pequenas, médias e grandes. Elas demonstram um claro posicionamento face ao lançamento formal da Zona de Comércio Livre da SADC, um mercado com 200 milhões de potenciais consumidores. Isto é, consideram que esta é uma possibilidade para mostrarem não só aquilo que fazem, como também as potencialidades e propor possibilidades de parcerias para melhorar a sua rentabilidade”, disse Américo Magaia.

Durante o decurso da FACIM/2008 serão realizadas conferências, “workshops” e exposições sobre várias oportunidades de negócios, para além dos habituais dias nacionais reservados à promoção das potencialidades comerciais dos países participantes.

Américo Magaia referiu ainda que no sábado, dia 6, a Primeira-Ministra, Luísa Diogo, irá visitar a feira e assinalar com os expositores “O Dia de Moçambique na FACIM”.
“Haverá, nesse dia, uma série de realizações e será uma oportunidade para as províncias mostrarem as suas potencialidades de negócios”, afirmou Magaia.

Segundo apurámos, o Instituto para a Promoção das Exportações de Moçambique preparou, por ocasião da FACIM/2008, um programa conjunto com o Ministério da Indústria e Comércio.
A este respeito, João Macaringue, presidente do Conselho de Administração do IPEX, afirmou que a sua instituição fez uma mobilização geral para a participação de todas as províncias.

“Todas as províncias vão ocupar uma área total de 1238 metros quadrados. É o maior espaço ocupado pelas províncias em todas as edições da FACIM. Haverá igualmente um dia consagrado a cada uma das províncias, tendo, para o efeito, sido convidados todos os governadores provinciais para dirigirem as cerimónias alusivas à respectiva província”, disse João Macaringue.
Vão participar na FACIM/2008 Portugal, Tanzania, Quénia, Espanha, Botswana, Turquia, África do Sul (através da província de Mpumalanga), Itália, Angola, Malawi, Macau, Zâmbia, Suazilândia, Brasil e Indonésia.

Maputo, Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: