segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Vietname apoia produção de arroz



O VIETNAME manifestou ontem (20/08/2008) a sua disponibilidade em apoiar Moçambique no campo de transferência de tecnologias e formação de técnicos nacionais na área de produção de arroz nas províncias de Gaza e Zambézia.

O vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural daquele país asiático, que ontem avistou-se com o Ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, anunciou que 10 cientistas vietnamitas vão trabalhar por um período de um ano nos centros de investigação, educação e produção de arroz no Chókwè, em Gaza, e em Nicoadala, na província da Zambézia.
Revelou igualmente ser interesse do seu Governo instalar um centro de transferência de tecnologias em Moçambique, para o que assegurou que o seu ministério garantiria todas as condições logísticas e humanas para tornar viável o empreendimento. A propósito, o ministro da Ciência e Tecnologia explicou que o grande desafio do Executivo é apostar na “revolução verde”, como alternativa para enfrentar a actual crise mundial de alimentos.


Explicou que o desafio é assegurar maiores rendimentos agrícolas por hectare, tendo, a propósito, encorajado o Vietname a cooperar com o nosso país no domínio tecnológico. Hoje, a delegação vietnamita será recebida conjuntamente pelos ministros da Agricultura, Soares Nhaca, das Pescas, Cadmiel Muthemba, e da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue.

Nenhum comentário: