segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para ocorrência de ciclones


Ciclones tropicais e chuvas abaixo do normal nas zonas Norte e Centro do país vão caracterizar a próxima estação do verão. A zona sul que ano passado foi caracterizada por escassez de chuva terá um cenário. As chuvas estarão acima do normal.


De acordo com Sérgio Buque, meteorologista do INAM – Intituto Nacional de Meteorologia, durante os próximos meses OUT/NOV/DEZ/08 e JAN/FEV/MAR/09 poderão ocorrer ciclones tropicais. No país, por regras os ciclones tropicais ocorrem a partir do mês de Novembro e prolongam a sua ocorrência até Março.

“Durante os próximos últimos meses do ano, concretamente, OUT/NOV/DEZ/08 bem como JAN/FEV/MAR/09 vai registar-se escassez de chuvas comparativamente ao ano passado nas zonas Norte e Centro enquanto que no Sul espera-se que caía um pouco mais de chuva mas sem motivo para alarme relativamente à possibilidade de ocorrência de cheias”.

Buque recordou ainda que na época passada, 2007/08 na zona Sul de Moçambique registou-se défice de precipitação tendo chovido menos do que nas zonas Norte e Centro.

Ainda segundo ele no mesmo período, "na zona Norte do país as chuvas foram acompanhadas por ciclones enquanto que no vale do Zambeze além das chuvas que caíam houve inundações devido ao excesso de água provenientes dos países vizinhos, caso da Zimbabwe e Zambia".

Medidas a tomar
Questionado sobre as medidas a ter em conta depois da divulgação da previsão climática, Sérgio Buque diz que "existem instituições ligadas a matéria que vão analisar os impactos da quantidade de chuva que vai cair em cada região e os possíveis efeitos que surgirão para as populações".

Entretanto o director-geral do «INGC – Instituto Nacional de Gestão de Calamidades», João Ribeiro refere que após a divulgação da presente previsão pelo INAM, vai trabalhar com pessoas ligadas à matéria, nomeadamente instituições do Governo e parceiros envolvidos com o INAM, para a elaboração do plano de contingência.

De acordo com a fonte do Canal de Moçambique o plano de contingência consiste em acções de prontidão e de socorro para salvar pessoas durante o período de calamidades.
"Na elaboração do plano de contingência para a próxima época climática vamos apresentar três cenários prováveis como melhor, médio e pior, e estarmos preparados para fazer face à época que se avizinha", garante João Ribeiro.

Por outro lado o DG do INAM diz estarem previstas para o próximo mês de Outubro simulações ao nível local, mais concretamente nos distritos, comunidades e províncias no sentido de analisar a prontidão para as várias situações prováveis, tais como ciclones, cheias e sismos.

Disse ainda que as simulações vão-se estender ao nível nacional e com destaque para o vale do Limpopo para avaliar os níveis de prontidão tendo em conta que as últimas cheias que se registaram neste local ocorreram em 2001.

De referir que os ciclones que afectam Moçambique são originários da zona sudoeste do oceano indico, a leste de Madagáscar. Anualmente regista-se a formação de entre 11 a 15 ciclones tropicais dos quais, um a dois chegam à costa moçambicana, umas vezes com forte intensidade outras vezes já a dissiparem-se.

(Conceição Vitorino)

Nenhum comentário: