segunda-feira, 20 de outubro de 2008

LAM investe 100 milhões USD na renovação da frota

A LAM - Linhas Aéreas de Moçambique, anunciou que vai investir cerca 100 milhões de dólares na substituição da frota de aeronaves. Foi o próprio presidente do Conselho de Administração da transportadora aérea, eng.º José Viegas, que deu a conhecer essa intenção.


Segundo Viegas, a companhia vai adquirir de seis aviões para substituir os actuais quatro Boeing 737-200. Vai adquirir 2 Bombardier Q400 e 4 Embraer 190, os primeiros de fabrico canadiano e ou restantes brasileiros.

Os 2 turbo-hélice Bombardier Q400 prevê-se que cheguem ao país até ao final deste ano, enquanto os 4 jacto Embraer 190 poderão começar a chegar no próximo ano 2009, e 2010 e 2011, respectivamente.

O PCA da LAM disse que as novas aeronaves permitirão reduzir os gastos em manutenção, por se tratarem de aparelhos novos.

Ainda de acordo com José Viegas, a substituição da actual frota vai permitir reduzir os encargos com combustíveis, que tem sido ultimamente um dos maiores problemas operacionais da companhia, pelo facto de terem sofrido agravamentos graves nos últimos anos, mas principalmente no primeiro semestre do corrente ano.

Os Boeing 737-200 com que a LAM tem estado a operar gastam 3.600 litros de combustível por hora. Os novos aviões consomem 1.250 litros por hora, disse o engenheiro José Viegas.
“As novas aeronaves são rápidas e silenciosas e também mais eficientes no consumo de combustível e mais amigas do meio ambiente”..

Uma subsidiária da LAM, a MEX-Mozambique Express, tem estado a operar duas aeronaves turbo-hélice com capacidade para 29 passageiros em classe económica. Os aviões operam normalmente de aeroportos moçambicanos para Joanesburgo e Durban e para alguns destinos internos, designadamente Vilankulo, Inhambane, Tete, Manica e Beira quando a tráfego não é suficiente para justificar um equipamento com maior disponibilidade de lugares.

Canal de Moçambique

Nenhum comentário: