segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mais uma companhia na prospecção do petróleo na bacia do Rovuma

Mais uma companhia de petróleo vai entrar na prospecção deste recurso na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado. Para o efeito, o Governo e a companhia petrolífera Petronas Carigali, Limitada da Malásia assinam hoje, em Pemba, um contrato de concessão para a pesquisa e produção de petróleo nas áreas 3 e 6 do Bloco do Rovuma.

Não foram revelados detalhes sobre o acordo, mas sabe-se que Rovuma constitui uma das bacias menos estudadas do ponto de vista de ocorrência de hidrocarbonetos, muito embora se suspeite que pelas características geológicas que apresenta possa ter recursos petrolíferos consideráveis.

A entrada da Petronas na região, segue-se às operações das companhias canadiana Artumas Group, da norueguesa Hidro, da americana Anadarko e da italiana ENI. O Conselho de Ministros, na sua 20ª sessão ordinária, aprovou o Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos naquele bloco.

Fonte do Ministério dos Recursos Minerais não especificou os valores a serem envolvidos nesta operação, mas o “Notícias” soube que de 2006 a 2009, serão investidos em operações petrolíferas na Bacia do Rovuma, pouco mais de 300 milhões de dólares norte-americanos.

Em declarações recentes ao nosso Jornal, o presidente do Instituto de Petróleos, Arsénio Mabote, reconheceu que os estudos até aqui realizados na Bacia do Rovuma são ainda ínfimos, contudo, em termos de intensidade, indica-se que ela tem bastante prospectividade.

“Temos, por exemplo, a ocorrência na zona, de hidrocarbonetos à superfície, naturalmente que isso dita por parte das empresas, grande expectativa não só em termos de ocorrência de petróleo, mas também de gás natural. Sabemos que do outro lado da fronteira, mais concretamente na Tanzania, há ocorrência de gás natural em Navibay e Songo-Songo que já está em produção”, referiu Mabote.

Segundo ele, estes elementos todos ditam a expectativa de que a Bacia do Rovuma, do lado de Moçambique, também tenha bastante interesse, o que quer dizer, por outras palavras, que existem condições para a ocorrência de gás natural ou petróleo na Bacia do Rovuma.
Mesmo assim, Mabote ressalvou que é necessário realizar-se trabalhos para se provar a ocorrência destes recursos, daí os vários contratos rubricados com as companhias, o que vai culminar com as perfurações que nos próximos anos irão determinar com clareza a ocorrência ou não de petróleo.

De referir que no caso específico do contrato com a Petronas, já se encontra em Cabo Delgado, a Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias que com os responsáveis da companhia malaia irão rubricar o acordo numa cerimónia agenda para a cidade de Pemba.





Nenhum comentário: