segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PIB cresceu em 5,3 por cento


– "O Banco de Moçambique realizou intervenções nos mercados interbancários no montante de 3.949 milhões de Meticais contra 2.153 milhões de Meticais no mês de Agosto, situando a base monetária em 17.506 milhões de Meticais no final do mês". O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em 5,3 por cento no segundo trimestre do ano em curso, comparativamente a igual período de 2007. Em termos trimestrais, a produção também acelerou no segundo trimestre em 1,2 por cento.
O crescimento, segundo o INE, resultou do dinamismo da actividade económica dos sectores de transporte e comunicações com 10,4 por cento, agricultura com 8,9 por cento, indústria de extracção mineira com 8,4 por cento, construção com 7,1 por cento e pescas com 3,4 por cento. Os sectores da indústria transformadora, restaurantes e hotéis, electricidade e água, registaram quedas na produção na ordem dos 9,9, 5,7, e 3 por cento, respectivamente, reflectindo os cortes de energia que afectaram a produção de lingotes de alumínio, devido às restrições no fornecimento de energia eléctrica pela África do Sul à fabrica MOZAL.

Os dados citados são da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o «INE», as condições prevalecentes no mercado, em Setembro de 2008, "concorreram para que o Banco de Moçambique realizasse intervenções nos mercados interbancários no montante de 3.949 milhões de Meticais contra 2.153 milhões de Meticais no mês de Agosto, permitindo que a base monetária se situasse em 17.506 milhões de Meticais no final do mês".

Quanto ao mercado cambial interbancário, refere-se que a postura assumida pelo Banco de Moçambique foi de disponibilizar divisas ao mercado no valor de cerca 88 milhões de dólares, sem comprometer o cumprimento da meta das Reservas Internacionais Líquidas, "o que permitiu a estabilidade do Metical, tendo se fixado a taxa de câmbio do Metical face ao Dólar, situado nos 24,11 Meticais, equivalentes a uma depreciação mensal de 0,1 por cento e uma apreciação anual de 6,4 por cento".

Outros dados referentes à economia nacional e internacional, dão conta de que o Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO), reuniu-se a 3 de Outubro corrente, na sua IX Sessão Ordinária, tendo apreciado o Documento de Política Monetária que reporta sobre os desenvolvimentos económico-financeiros ocorridos nos meses de Agosto a Setembro, inclusive as perspectivas para o mês de Outubro deste ano. "Apresentaram-se os destaques da conjuntura internacional, regional e interna, bem como a decisão tomada pelo órgão".

Na sua Sessão Ordinária, o Banco de Moçambique, debruçou-se sobre os recentes desenvolvimentos da economia mundial que apontam para o agravamento da crise nos mercados financeiros internacionais, "despoletada pela crise no mercado imobiliário nos Estado Unidos da América (EUA) e a propagação de seu impacto noutras economias, patente na falência de instituições financeiras com peso significativo no mercado de capitais".

Entretanto, o efeito desta crise vem-se reflectindo na contracção do crescimento económico como consequência da retracção da procura agregada, daí que "se prevê para o corrente ano uma desaceleração de 1,0 ponto percentual para 1,7 por cento, no crescimento económico dos países avançados, como EUA, Zona do Euro, Japão e Reino Unido".

No capítulo da melhoria da implementação da Política Monetária, o Banco de Moçambique, aprovou recentemente os indicadores de «core inflation», nomeadamente, "o índice de preços que exclui frutas e vegetais e o índice das médias aparadas, que passarão a ser internamente monitoradas com periodicidade mensal".

Importações

Até o mês de Agosto do ano em curso, contrariamente ao preço do trigo que aumentou em 0,35 por cento, os preços no mercado internacional dos principais produtos alimentares importados por Moçambique, nomeadamente, milho, arroz, "reduziram em 11.9 e 7,8 por cento, respectivamente. O preço de petróleo manteve-se em queda". A 2 de Outubro que corre, "o petróleo estava cotado em 92,59 dólares o barril".

(Emildo Sambo)

Nenhum comentário: