segunda-feira, 3 de novembro de 2008

«Sedgman» venceu concurso para construção de uma unidade de manuseamento


• O empreendimento terá capacidade inicial de produção de 800 toneladas por hora e mais tarde 3.000 toneladas por hora.

Os consórcios australiano e indiano das minas de carvão situadas na província de Tete, «Riversdale Moçambique e Tata Steel Limited», elegeram a sua congénere denominada «Sedgman» para construir uma unidade de manuseamento e preparação de carvão naquelas minas com vista ao arranque da produção em 2010 em reservas avaliadas em 1.255 mil milhões de toneladas métricas de carvão e tidas como as maiores de Moçambique.

De acordo com uma nota de imprensa dos consórcios «Riversdale Moçambique» e «Tata Steel Limited», a concessão das obras de construção da unidade industrial de manuseamento e preparação de carvão à empresa australiana «Sedgman» resulta de um concurso lançado pela «Riversdale Moçambique», dominado por capitais australianos e pela indiana «Tata Steel».

Entretanto, a mesma nota avança que até finais de 2008 a empresa australiana «Sedgman», firma vencedora do concurso, "deverá assinar um Acordo de Projecto e Implementação final e um relatório de definição de projecto".

O referido Acordo de Projecto e Implementação "vai conter todos os requisitos de infra-estruturas para o manuseamento de carvão numa unidade industrial com capacidade inicial de produção de 800 toneladas por hora e, posteriormente, para um outra capacidade de 3000 toneladas por hora".

Nesse âmbito, a nota de imprensa em causa documenta que esse processo "incluirá todos os materiais, planta e equipamento associados à construção das novas dependências para os devido trabalhos de exploração das minas de carvão de Tete".

A «Riversdale Moçambique» e a «Tata Steel» pretendem construir a primeira unidade industrial em 2009, "para sustentarem o seu projecto de produção de carvão metalúrgico duro e carvão térmico, com o objectivo de aumentar a capacidade para 3000 toneladas por hora até 2012".

Por outro lado, a mesma nota de imprensa daquele consórcio refere que, a «Sedgman» "é uma fornecedora de soluções de processamento para a indústria global de recursos minerais e uma empresa amplamente reconhecida como líder de mercado no projecto, construção e operação de unidades industriais de manuseamento e preparo de carvão".

Em Agosto último, o consórcio «Riversdale Moçambique» e a «Tata Steel» entregaram ao Governo moçambicano o estudo de viabilidade de exploração das minas de Bengo, apontando uma estimativa de produção de 20 milhões de toneladas de carvão por ano, num projecto cujo investimento inicial está orçado em 800 milhões de dólares (551 milhões de euros).

Por seu turno, a empresa australiana «Riversdale Moçambique» já anunciou a construção, a partir de 2009, de uma central térmica a carvão orçada em 1,2 mil milhões de euros, também na província de Tete, com capacidade para produzir dois mil megawatts, destinados ao consumo interno e à exportação para outros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

De referir que há anos, a empresa brasileira Companhia do Vale do Rio Doce (CVRD) também recebeu do Governo moçambicano os direitos de exploração nos próximos 35 anos do carvão de Moatize, com reservas estimadas em 2,5 mil milhões de toneladas de carvão, uma das maiores reservas mundiais ainda por explorar daquele mineral.

Com a devida autorização, a CVRD vai extrair 11 milhões de toneladas de carvão por ano, dos quais 8,5 milhões de coque para a indústria metalúrgica e 2,5 milhões de toneladas de carvão de queima para a produção de energia eléctrica.

(Emildo Sambo)

Nenhum comentário: