segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CPLP assina acordo para combate à Desertificação


O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, vai assinar, amanhã, (05/11/2008), em Istambul, na Turquia, um memorando de entendimento com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, representada pelo seu Secretário Executivo, Luc Gnacadja.
De acordo com uma nota do secretariado da CPLP, para alcançar o objectivo comum, pretende-se agora estabelecer uma plataforma de acção conjunta para cooperar no domínio da luta contra a desertificação e a degradação dos solos, combatendo os problemas da seca, da escassez, de água e da pobreza entre outros efeitos consequentes.

O acordo de cooperação ambiciona reforçar a sensibilização dos formuladores de políticas e decisores, e estimular a participação efectiva e coordenada de todos os actores relevantes envolvidos na luta contra a Desertificação. Estabelecerá como metas, ainda, o fortalecimento do envolvimento dos Estados-membros da CPLP nas plataformas de cooperação inter-regionais e de capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos.

No âmbito deste memorando, fixa-se a realização de diversas actividades como, por exemplo, seminários, campanhas de sensibilização e Educação e as estratégias de comunicação para apoiar e assistir tecnicamente os países da CPLP na elaboração e actualização dos Planos de Acção Nacionais.

A assinatura acontece à margem da sétima sessão do comité para a revisão da implementação da Convenção.

4-11-2008, 16:57:56
FS, Expresso das Ilhas

Nenhum comentário: