segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ainda existem problemas básicos de direitos humanos no Brasil


São Paulo – O secretário-geral do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado de São Paulo, Ariel de Castro Alves, anuncia que o Brasil, após 60 anos da assinatura da DUDH ainda enfrenta problemas básicos de direitos humanos.


Organizações de direitos humanos da cidade de São Paulo organizaram quarta-feira uma cerimónia para recordar a assinatura da DUDH onde foi lembrado que, apesar da assinatura do documento o Brasil ainda se depara hoje com situações de desrespeito dos direitos humanos básicos.
Focou que existem problemas relacionados com a dignidade humana, liberdade, igualdade, direitos sociais, económicos e culturais. Adianta que estes temas são uma «utopia» para a maioria da população brasileira.

Arial Castro Alves referiu que grande parte dos casos de desrespeito pelos direitos humanos observados hoje são resquícios do regime militar, que deixou uma «herança» de práticas contrárias à perpetuação dos direitos humanos. Por isso, o secretário-geral do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado de São Paulo defende a abertura dos arquivos para que cada torturador seja responsabilizado pelos crimes que cometeu.
Os avanços constatados no campo dos direitos humanos acontecerem principalmente nas áreas institucional e legal.
A história de ditadura militar do Brasil durou 21 anos e ocorreu entre 1964 e 1985.

(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário: