segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Governo acciona medidas de contenção da cólera


O governo de Moçambique está a accionar medidas de prevenção contra cólera junto às populações que vivem ao logo da fronteira com o Zimbabwe. Dados avançados pelas autoridades de saúde do país, indicam que as autoridades moçambicanas estão empenhadas na identificação das condições existentes nas unidades sanitárias localizadas ao longo da fronteira com o vizinho Zimbabwe por forma a fazer o rastreio da doença que já causou a morte confirmada desde a última informação oficial, de mais de quinhentas pessoas e internamento de cerca de doze mil, desde que a crfise de cólera eclodiu em Agosto último no país vizinho.
Para o efeito, o sector de saúde já criou brigadas encabeçadas por quadros seniores do Ministério da Saúde, que estão a trabalhar no sentido de identificar as capacidades de resposta por parte destas instituições sanitárias, face a qualquer eventualidade de surto em Moçambique.
Estas brigadas estão a trabalhar nas províncias de Manica e Tete (centro), Inhambane e Gaza (sul), que se localizam ao longo dos cerca de quinhentos quilómetros de extensão de fronteira com o Zimbabué. A operação resulta do facto de a doença tender a alastrar-se para os países vizinhos dos quais Moçambique faz parte. Entretanto para a província de Manica, onde desde há dias se encontra o director nacional da saúde pública, Mouzinho Saíde, as autoridades de saúde locais garantem estarem criadas todas as condições para que a doença não entre para o país, particularmente pela fronteira de Machipanda.
Falando à nossa Reportagem, o director provincial da Saúde, Quinhas Fernandes afirmou que no caso de surto, está tudo garantido no sentido a doença não causar mortes, pois, segundo ele a resposta será dada em tempo oportuno.

(José Jeco)

Nenhum comentário: