segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Renovação da frota das LAM: Primeira aeronave já está em Maputo

JÁ se encontra em Maputo, o primeiro dos quatro aviões adquiridos pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), no quadro do projecto de renovação da sua frota, num investimento de cerca de cem milhões de dólares norte-americanos. A aeronave, que aterrou pela primeira vez em Moçambique por volta das 13.00 horas, é um “Bombardier Q400”, de 72 lugares, tendo sido baptizado com o nome de “Gorongosa”.


Trata-se de uma aeronave equipada com motores turbo hélice e é considerada de última geração, constando entre as suas características, a rapidez (fez Joanesburgo-Maputo em cerca de 50 minutos) e relativamente silencioso devido ao seu sistema de supressão de vibração e ruído – NVS.

O presidente do Conselho de Administração das LAM, José Viegas, disse a jornalistas que a chegada do “Gorongosa” constitui o concretizar de um “sonho” da sua empresa que preconiza melhores serviços para os seus clientes e em boas condições de segurança.

O avião, a ser operado pela MEX – uma das empresas participadas pelas LAM - deverá fazer, nalguns dias de semana, segundo José Viegas, as rotas Maputo-Joanesburgo; Beira-Joanesburgo; Maputo-Vilankulo-Inhambane-Joanesburgo e Maputo-Beira, entre outros destinos ainda por definir. O voo inaugural do “Gorongosa” está previsto para próxima semana, tendo como destino a cidade da Beira.

A aquisição dos aviões constitui a materialização do compromisso assumido pela empresa, nomeadamente de renovar toda a sua frota doméstica e regional com vista ao aumento das frequências de voos dentro do território moçambicano e para Angola, Quénia e África do Sul.

O segundo avião “Bombardier Q400” é esperado no domingo, enquanto que entre Julho e Agosto do próximo ano, as LAM esperam receber dois aviões a jacto “Embraer 190”, cada um providenciando 93 lugares e que vão tornar a frota moçambicana numa das mais modernas de todo o continente.

Os aparelhos permitem uma significativa redução dos gastos de combustível, o que também significa melhores resultados a nível ambiental e económico.

As LAM exploram uma frota de aeronaves composta por quatro aviões a jacto e dois turbo-hélice. Dos aviões que fazem parte da sua frota quatro são da marca Boeing 737 - 200, dois dos quais oferecem doze (12) lugares em classe executiva e noventa e seis (96) em classe económica e que têm sido utilizados para o transporte de passageiros e carga para percursos de médio curso, nas ligações domésticas e regionais.

Para além destas aeronaves, as LAM exploram através da sua subsidiária a MEX-Mozambique Express, dois (2) “JetStream 41” que são aviões turbo-hélice modernos e pressurizados, com capacidade para vinte e nove (29) passageiros em classe económica. Estes aviões operam voos regionais (até Joanesburgo e Durban) e voos domésticos incluindo alguns destinos turísticos, como é o caso de Vilankulo e Inhambane.

José Viegas disse que até final de 2009 três dos actuais “Boeing” serão retirados da frota, e o último (quarto) em 2010.

Nenhum comentário: