segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Esposa de Mugabe agride fotógrafo em Hong Kong


O fotógrafo britânico, Richard Jones, foi repetidamente agredido por Grace Mugabe, por tentar fotografar a primeira-dama zimbabweana quando ela se preparava para sair do hotel de 5 estrelas, Kowloon Shangri-la, em Hong Kong, na última quinta-feira. Grace Mugabe, que tem como padrinhos de casamento Joaquim Chissano e Graça Machel, fazia-se acompanhar de um guarda-costas e de uma senhora não identificada.

De acordo com o fotógrafo ao serviço do semanário britânico, «Sunday Times», o guarda-costas foi o primeiro a atacá-lo. Depois de ter sido imobilizado pelo guarda-costas, Richard Jones foi repetidamente agredido por Grace Mugabe com socos desferidos sobre o manietado profissional da comunicação social. Richard Jones recebeu tratamentos médicos depois da agressão, tendo o diagnóstico revelado inúmeras contusões, cortes e escoriações na cabeça e no rosto. Jones atribuiu os cortes e contusões aos anéis de diamantes que Grace Mugabe ostentava nos contundentes dedos.
Depois da cena de pugilato, três outros guarda-costas do séquito mugabiano, irromperam pelas portas do luxuoso hotel, tentando aproximar-se do maltratado fotógrafo, tendo sido impedidos de fazê-lo por guardas chineses que se encontravam nas cercanias e que entretanto havia corrido em auxílio de Jones.
O caso, que foi testemunhado por um largo número de mirones estupefactos, está a ser investigado pela polícia chinesa a qual já solicitou à gerência do Kowloon Shangri-la Hotel que entregasse as gravações vídeo efectuadas pelo sistema de televisão de circuito fechado instalado em pontos estratégicos da unidade hoteleira de luxo. Richard Jones declarou às autoridades policiais de Hong Kong que apenas cumpria com o seu dever profissional, no intuito de mostrar o contraste óbvio entre o estilo de vida opulento de Grace Mugabe e o sofrimento do povo do Zimbabwe.
No dia 9 do corrente, Grace Mugabe havia sido avistada num luxuoso hotel de cinco estrelas em Singapura na companhia do marido, Robert Mugabe, e de numerosa comitiva entre familiares e guarda-costas.
Cerca de metade da população do Zimbabwe depende de ajuda alimentar externa. Mais de 2.000 pessoas já perderam a vida desde a eclosão de um surto de cólera em Agosto do ano passado. A doença afecta todas as províncias do Zimbabwe, tendo alastrado para países vizinhos como a África do Sul e Moçambique.

(Redacção / Sunday Times)

Nenhum comentário: