segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Estação central dos CFM sétima mais bela do mundo



A ESTAÇÃO central dos Caminhos de Ferro, na baixa da cidade de Maputo, foi escolhida pela prestigiada revista norte-americana “Newsweek” como a sétima mais bela do mundo, num “ranking” que inclui todas as infra-estruturas do género em todos os continentes, das mais “modestas” às mais famosas.
A pesquisa da “Newsweek” tomou em consideração o traçado arquitectónico e o seu nível de conservação, algo que, no caso da imponente obra, casa a história com o empenho da instituição que a tutela, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, em conservá-la.

A estação ferroviária de Maputo é uma obra secular concebida pelo arquitecto francês Gustave Eiffel, célebre por ser o criador de várias obras no mundo e que têm como traça comum o uso do ferro na sua execução. O seu nome ficou eternizado – e projectado – pela famosa torre parisiense que leva o seu nome.

Em Moçambique, as obras de Eiffel não se ficam pela estação ferroviária que é também património da cidade. Foi o francês quem concebeu também a Casa de Ferro, implantada nas proximidades do Jardim Tunduru e em que funciona hoje uma direcção do Ministério da Educação e Cultura.

A estação central dos Caminhos de Ferro foi inaugurada em Março de 1910, dois anos depois do início da sua construção. Contudo, a imponência com que se lhe conhece só se verificaria a partir de 1916, pois mesmo depois da inauguração as obras ainda continuaram.

Hoje, para além de estação ferroviária que leva vários passageiros e mercadorias de e para a cidade de Maputo, é também um local de cultura. Nela vários eventos de carácter cultural e artístico têm sido promovidos, ao mesmo tempo que a empresa de tutela agenda implantar nela um museu ferroviário.

A mais bela estação ferroviária do mundo é, segundo a revista “Newsweek” é a londrina de St. Pancras, seguida pela nova-iorquina Grand Central terminal.

Nenhum comentário: