segunda-feira, 9 de março de 2009

Mineracao ilegar em Mocambique


Governo reconhece existência de mineração ilegal “Assistimos um pouco por todo lado a mineração ilegal” - Esperança Bías, ministra dos Recursos Minerais e Energia

O governo moçambicano, pela voz da ministra dos Recursos Minerais e Energia (MIREM), Esperança Bias reconheceu ontem a existência da actividade de mineração ilegal no país. O reconhecimento cristalino de um membro do governo de Armando Emílio Guebuza, foi feito ontem, à margem de um encontro tripartido que envolveu, o MIREM, a Autoridade Tributaria de Moçambique (ATM) e o Ministério do Interior (MINT).
Estas declarações de Bias contrapõem a muitos discursos de ocasião de vários agentes do Estado que se recusam terminantemente a ver o que está à vista de toda a gente. A titulo ilustrativo da bandalheira que é indesmentível no sector de minas, onde abundam esquemas de venda de licenças, Bias disse que em “Mussauze, em Niassa, acontece a mineração ilegal”. Ele acrescentaria ainda: “Achamos que todos nós moçambicanos e particularmente os agentes do Estado temos que unir esforços para travar esta actividade ilegal”.

(Luís Nhachote)

Nenhum comentário: