terça-feira, 24 de março de 2009

A ser construída em Maputo : Refinaria recebe primeira tranche de financiamento


A OILMOZ - Investimentos e Participações - anunciou que vai receber dentro de dias 50 milhões de dólares que constituem a primeira tranche do financiamento para o seu projecto de construção de uma refinaria de petróleo na região sul do país, mais concretamente na província do Maputo.
Fonte da companhia referiu que o montante em causa destina-se ao pagamento dos vários estudos de viabilidade, de engenharia e de impacto ambiental. Será também aplicado na edificação de mais ou menos duas mil casas para trabalhadores e a criação de infra-estruturas básica tais como arruamentos, água, saneamento, energia, entre outros.

Fausto Cruz, um dos responsáveis pelo projecto, disse que todas estas acções, com início programado para este ano, terão que estar prontas ao mesmo tempo com os estudos de viabilidade e coincidir com a aprovação final do Governo, para que se possa começar a construir o projecto de imediato.

Avaliado em cerca de oito biliões de dólares, o projecto Oilmoz deverá gerar, na fase de construção, perto de 15 mil postos de trabalho e dois mil na de laboração. Além da refinaria propriamente dita, a projecto integra a construção de outras infra-estruturas, como uma fábrica de petroquímicos, central termoeléctrica de ?500MW, estação de tratamento de lixo e de resíduos, um “tank farm” (parque de tanques), para armazenamento de crude e combustíveis refinados, um terminal portuário em off-shore e casas para funcionários.

Dados em poder do “Notícias” indicam que a refinaria terá capacidade para processar 350 mil barris de petróleo por dia, que irão abastecer os mercados nacional e regional. Actualmente, alguns países da SADC, nomeadamente África do Sul, Moçambique, Angola, Congo, Zâmbia, Zimbabwe e Tanzania, apresentam um défice global de 500 mil barris por dia.

Só Moçambique necessita de pelo menos 17 mil barris por dia. “Foi a pensar nestes números que desenhámos o projecto Oilmoz e acreditamos que a outra parte da procura será satisfeita tendo em conta outros projectos que existem a nível da região”, disse Fausto Cruz.

Segundo soubemos, a Oilmoz já possui acordos com fornecedores credenciados de crude, havendo, igualmente, garantias de que, em caso de descoberta de petróleo em subsolo moçambicano, o crude nacional terá prioridade na refinaria.

As autoridades moçambicanas, e não só, mostram-se ansiosas em ver o empreendimento a concretizar-se o mais rapidamente possível, ao mesmo tempo que garantem total abertura para colaborar em tudo o que for possível para acelerar a implementação do projecto, cuja conclusão está programada para 2013.

notícias

Nenhum comentário: