segunda-feira, 18 de maio de 2009

Acordo Ortográfico entra em vigor em Cabo Verde até outubro




O ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga, assegurou que o novo acordo ortográfico deverá entrar em vigor em Cabo Verde, o mais tardar, até outubro de 2009.
“Em Cabo Verde, queremos fazer tudo por tudo para que, até outubro, o Acordo entre em vigor”, disse Manuel Veiga, à agência Inforpress.

Segundo o ministro, a indicação de uma data definitiva para a entrada em vigor desse acordo deverá sair do encontro dos Ministros da Cultura da CPLP.

No encontro, que deverá acontecer no próximo mês de junho, em Lisboa, Portugal, vão estar presentes os países que já ratificaram o Acordo Ortográfico e os que ainda não o fizeram.
O momento será aproveitado para acertar a situação do Acordo Ortográfico, para depois se definir uma data concreta em que deverá começar a vigorar em Cabo Verde, explicou Manuel Veiga, indicando que no país “tudo será feito para que isso aconteça até outubro”.

Falando das condições existentes no arquipélago para a implementação do novo acordo ortográfico, sobretudo no concernente ao seu conhecimento por parte da sociedade, Manuel Veiga reconhece que os cabo-verdianos poderão não estar bem informados sobre o assunto.

O ministro acrescentou, entretanto, que quando se decretar a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, haverá um tempo de experiência que poderá ir até seis anos.
“ Vai haver um tempo para a gente fazer a caminhada, para que as pessoas possam se inteirar do que é o Acordo Ortográfico”, assegura o ministro da Cultura.

No Brasil, o Acordo Ortográfico entrou em vigor desde do mês de janeiro, com um período de experimentação de quatro anos. Angola, Guiné-Bissau e Moçambique ainda não ratificaram o acordo, enquanto que Cabo Verde, Portugal e São Tomé já o validaram, mas ainda não definiram uma data para a sua implementação.

Cabo Verde e Portugal haviam acordado, no mês de março, a entrada em vigor do acordo nos dois países, a partir desta terça-feira, 5 de maio, mas esta data, “meramente indicativa”, por ser Dia da Cultura na CPLP, acabou por ser adiada para junho.
Fonte: Africa 21

2 comentários:

Indispensavél ou um erro ? disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Indispensavél ou um erro ? disse...

poxa bem legal seu blogger ve o nosso tmb é sobre o acordo ortografico depopis comenta porfavor se vc é a favor ou contra bjs