segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estrangeiros tentam sabotar Cahora Bassa


Quatro cidadãos estrangeiros estão detidos em Tete, por terem sido surpreendidos a lançar “produtos estranhos” à albufeira de Cahora Bassa, indicou uma fonte policial.

O comandante provincial da Polícia da República de Moçambique em Tete, Jamal Chande, disse à Lusa que os detidos foram encontrados, “entre os dias 18 e 20 de Abril”, a lançar para o rio Zambeze “substâncias estranhas”, eventualmente “corrosivas a ferro e betão”.

Jamal Chande disse que, até ao momento, as autoridades policiais em Tete ignoram o tipo de produtos que um hoteleiro português (30 anos), um sul-africano (21), um militar e arquitecto alemão (50) e um piloto-aviador de Botsuana (28) atiraram para o rio Zambeze.

Por isso, a polícia de Tete enviou as amostras para os laboratórios de engenharia de Moçambique, em Maputo, e abriu processos-crime contra os suspeitos e que já foram remetidos ao Ministério Público.
“Foram suspeitos de qualquer coisa. Agora os processos foram transferidos para o Ministério Público” em Tete, disse Jamal Chande.

Em declarações esta terça-feira a jornalistas, o porta-voz do comando-geral da Polícia de Moçambique, Pedro Cossa, indicou que até à altura em que foram surpreendidos, os quatro indivíduos, detidos em flagrante delito, já tinham lançado 130 unidades desse produto químico.

Os quatro detidos foram também encontrados na posse de 500 quilogramas do mesmo produto com objectivo de “sabotar” o funcionamento da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).
Há três anos, a HCB passou a ser detida maioritariamente pelo Estado moçambicano, depois de mais de 30 anos sob gestão portuguesa.

Fonte: O Pais

Nenhum comentário: