segunda-feira, 18 de maio de 2009

Governo de Moçambique prepara "equipa de choque"


As autoridades sanitárias lançaram um alerta às províncias de Maputo.

O Governo moçambicano destacou pessoal médico para preparar uma “equipa de choque” visando fazer frente aos eventuais casos de gripe A (H1N1) no país, disse hoje à Lusa o porta-voz do Ministério da Saúde de Moçambique, Leonardo Chavana.
O grupo, formado por um médico e quatro enfermeiros, foi destacado para capital moçambicana, Maputo, mas irá acompanhar as diferentes equipas espalhadas pelo país que trabalham em permanência nos portos, aeroportos e outros pontos de entrada em Moçambique.
Segundo Leonardo Chavana, “os agentes de Saúde que trabalham em permanência nos portos, aeroportos e outros pontos de entrada no país foram informados para se manterem vigilantes em relação a qualquer indício de gripe suína” em Moçambique.

Apesar de até ao momento não se ter registado nenhum caso da doença no país, o Governo moçambicano sugeriu que qualquer pessoa com sintomas de gripe se dirija à unidade sanitária mais próxima, para diagnóstico e tratamento precoces.
As autoridades sanitárias lançaram um alerta às províncias de Maputo, Inhambane (sul), Sofala (centro) e Cabo Delgado (norte), com maiores fluxos de turistas, no sentido de “fortificarem” os pontos de entrada no país.

Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta de cerca de 800 casos de pessoas contaminadas pelo vírus da gripe A (H1N1) na América do sul, Estados Unidos da América, e alguns países da Europa e Ásia, devendo elevar o alerta para o nível máximo, seis.

LUSA

Nenhum comentário: